Obras de Alexander Scriabin (1872-1915), criador musical revolucionário, entrarão pela primeira vez no repertório da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) na próxima terça-feira, dia 27 de junho. A partir das 20h30, o maestro Manfredo Schmiedt conduz concerto dedicado ao legado do compositor russo, com dois de seus trabalhos: o “Concerto para Piano e Orquestra” e a “Sinfonia nº 1”. O Coro Sinfônico da Ospa participa da apresentação, que conta também a presença do pianista georgiano Guigla Katsarava, solista da noite, e dos cantores gaúchos Natália Pereira (mezzosoprano) e João Ferreira Filho (tenor). Parte da Série UFRGS, o evento acontece no Salão de Atos da Universidade. Os ingressos serão vendidos a R$ 30 no dia do evento, na bilheteria do local.
Sobre o programa
Scriabin começou sua vida musical como pianista. Entre suas influências estavam Schumann, Liszt e Chopin. Seu trabalho é inovador, principalmente pela sua forma única de desafiar a tonalidade sem perder a conexão com seus predecessores. A excentricidade marcante na sua personalidade e seu misticismo, às vezes, eclipsam sua obra – ele se aproximou da Teosofia e desenvolveu sinestesia (associava cores e sons), entre outras peculiaridades.
O maestro Manfredo comenta a seleção de músicas para a apresentação: “Neste concerto, executamos obras escritas durante a primeira fase artística de Scriabin, quando ainda estava estudando no Conservatório de Moscou. Elas apresentam uma forte influência do romantismo russo consagrado por tantos geniais compositores como Tchaikovsky, Rimsky-Korsakov, Borodin e Mussorgsky”.
Embora seja uma peça alinhada aos padrões do romantismo tardio e ligada à estética chopiniana, o “Concerto para Piano e Orquestra”, de 1896, revela a linguagem musical visionária que Scriabin viria a desenvolver. “O solista Guigla Katsarava é um fantástico pianista oriundo da Geórgia, país da Europa Oriental. Além de sua incrível musicalidade, ele possui uma técnica impressionante”, afirma Manfredo. Guigla é professor na Escola Normal de Música Alfred Cortot de Paris.
A “Sinfonia nº 1” foi escrita apenas três anos mais tarde, no verão de 1899. Ela apresenta dois solistas e um coro em seu final, que consiste em uma ode ao poder da arte. “Toda a maestria e genialidade de Scriabin aparecem nesse final. Os dois solistas convidados – Natália e João – são oriundos de Pelotas e tiveram destacada participação no último Festival Internacional SESC de Música”, completa o maestro.
Os ingressos para o concerto custam R$ 30, com 50% de desconto para estudantes, seniores e sócios do Clube do Assinante ZH. Podem ser adquiridos no dia do evento, na bilheteria do Salão de Atos da UFRGS, a partir das 11h.
Manfredo Schmiedt (Brasil | regente)
É regente e diretor artístico da Orquestra Sinfônica da Universidade de Caxias do Sul (OSUCS) e regente do Coro Sinfônico da Ospa. Mestre em Regência pela Universidade da Geórgia (EUA), participou de cursos de regência na Alemanha, Holanda, Argentina, Estados Unidos e Brasil e recebeu as condecorações Pi Kappa Lambda Music Honor Society e Director’s Excellence Award. Foi regente assistente do maestro Isaac Karabtchevsky na Ospa.
Guigla Katsarava (Geórgia | piano)
É professor na Escola Normal de Música Alfred Cortot de Paris. Nascido na Geórgia, estudou e alcançou os mais altos graus de distinção no Conservatório Tchaikovsky, em Moscou, e na Escola Superior de Música Franz Liszt, em Weimar. Concluiu seus estudos de pós-graduação no Conservatório Nacional Superior de Música e Dança, em Paris. Tem se apresentado em recitais, formações de câmara e com orquestras, em países de toda a Europa, Oriente Médio, ex-União Soviética, nos Estados Unidos e no Brasil.
Natália (Brasil| mezzosoprano)
Iniciou seus estudos no Conservatório de Música da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Cantora erudita e popular, participou como solista dos recitais de Gala Lírica promovidos nas últimas edições do Festival Internacional SESC de Música. Foi professora de canto do curso “Afina Sul”. Atualmente, é estagiária no Centro de Referência e Assistência Social de Capão de Leão e Integra o grupo Ópera na Escola.
João Ferreira Filho (Brasil | tenor)
Bacharel em Música/Habilitação Canto pelo Conservatório de Música da UFPel, é professor de canto na Escola de Belas Artes Heitor de Lemos e atua como diretor vocal, professor e proprietário no Estúdio AlfaOmega (Pelotas). É solista da Filarmônica Sociedade Pelotense Música Pela Música desde 2001. Estudou com destacados cantores líricos do Brasil e do Exterior.
Mais informações pelo site www.ospa.org.br ou pelo telefone (51) 32227387.
Concerto da Ospa | Série UFRGS
Quando: Dia 27 de junho de 2017, terça-feira
Horário: 20h30
Local: Salão de Atos da Universidade Federal do RS (Av. Paulo Gama, 110 – Porto Alegre)
Deixe um comentário