• Guia21
  • Assine
  • Quem somos
  • Fale conosco
  • Sul21

Guia21

Cinema, teatro, literatura, música e exposições


MENUMENU
  • Acontece em POA
  • Cinema e TV
  • Música
  • Teatro e Dança
  • Livros
  • Exposições
  • Gratuitos
  • Cursos
  • Infantil

Ospa e seu Coro Sinfônico dedicam concerto à obra de Alexander Scriabin

junho 22, 2017 By Milton Ribeiro Deixe um comentário

Foto: Ana Eidam

Obras de Alexander Scriabin (1872-1915), criador musical revolucionário, entrarão pela primeira vez no repertório da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) na próxima terça-feira, dia 27 de junho. A partir das 20h30, o maestro Manfredo Schmiedt conduz concerto dedicado ao legado do compositor russo, com dois de seus trabalhos: o “Concerto para Piano e Orquestra” e a “Sinfonia nº 1”. O Coro Sinfônico da Ospa participa da apresentação, que conta também a presença do pianista georgiano Guigla Katsarava, solista da noite, e dos cantores gaúchos Natália Pereira (mezzosoprano) e João Ferreira Filho (tenor). Parte da Série UFRGS, o evento acontece no Salão de Atos da Universidade. Os ingressos serão vendidos a R$ 30 no dia do evento, na bilheteria do local.

Sobre o programa

Scriabin começou sua vida musical como pianista. Entre suas influências estavam Schumann, Liszt e Chopin. Seu trabalho é inovador, principalmente pela sua forma única de desafiar a tonalidade sem perder a conexão com seus predecessores. A excentricidade marcante na sua personalidade e seu misticismo, às vezes, eclipsam sua obra – ele se aproximou da Teosofia e desenvolveu sinestesia (associava cores e sons), entre outras peculiaridades.

O maestro Manfredo comenta a seleção de músicas para a apresentação: “Neste concerto, executamos obras escritas durante a primeira fase artística de Scriabin, quando ainda estava estudando no Conservatório de Moscou. Elas apresentam uma forte influência do romantismo russo consagrado por tantos geniais compositores como Tchaikovsky, Rimsky-Korsakov, Borodin e Mussorgsky”.

Embora seja uma peça alinhada aos padrões do romantismo tardio e ligada à estética chopiniana, o “Concerto para Piano e Orquestra”, de 1896, revela a linguagem musical visionária que Scriabin viria a desenvolver. “O solista Guigla Katsarava é um fantástico pianista oriundo da Geórgia, país da Europa Oriental. Além de sua incrível musicalidade, ele possui uma técnica impressionante”, afirma Manfredo. Guigla é professor na Escola Normal de Música Alfred Cortot de Paris.

A “Sinfonia nº 1” foi escrita apenas três anos mais tarde, no verão de 1899. Ela apresenta dois solistas e um coro em seu final, que consiste em uma ode ao poder da arte. “Toda a maestria e genialidade de Scriabin aparecem nesse final. Os dois solistas convidados – Natália e João – são oriundos de Pelotas e tiveram destacada participação no último Festival Internacional SESC de Música”, completa o maestro.

Os ingressos para o concerto custam R$ 30, com 50% de desconto para estudantes, seniores e sócios do Clube do Assinante ZH. Podem ser adquiridos no dia do evento, na bilheteria do Salão de Atos da UFRGS, a partir das 11h.

Manfredo Schmiedt (Brasil | regente)
É regente e diretor artístico da Orquestra Sinfônica da Universidade de Caxias do Sul (OSUCS) e regente do Coro Sinfônico da Ospa. Mestre em Regência pela Universidade da Geórgia (EUA), participou de cursos de regência na Alemanha, Holanda, Argentina, Estados Unidos e Brasil e recebeu as condecorações Pi Kappa Lambda Music Honor Society e Director’s Excellence Award. Foi regente assistente do maestro Isaac Karabtchevsky na Ospa.

Guigla Katsarava (Geórgia | piano)
É professor na Escola Normal de Música Alfred Cortot de Paris. Nascido na Geórgia, estudou e alcançou os mais altos graus de distinção no Conservatório Tchaikovsky, em Moscou, e na Escola Superior de Música Franz Liszt, em Weimar. Concluiu seus estudos de pós-graduação no Conservatório Nacional Superior de Música e Dança, em Paris. Tem se apresentado em recitais, formações de câmara e com orquestras, em países de toda a Europa, Oriente Médio, ex-União Soviética, nos Estados Unidos e no Brasil.

Natália (Brasil| mezzosoprano)
Iniciou seus estudos no Conservatório de Música da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Cantora erudita e popular, participou como solista dos recitais de Gala Lírica promovidos nas últimas edições do Festival Internacional SESC de Música. Foi professora de canto do curso “Afina Sul”. Atualmente, é estagiária no Centro de Referência e Assistência Social de Capão de Leão e Integra o grupo Ópera na Escola.

João Ferreira Filho (Brasil | tenor)
Bacharel em Música/Habilitação Canto pelo Conservatório de Música da UFPel, é professor de canto na Escola de Belas Artes Heitor de Lemos e atua como diretor vocal, professor e proprietário no Estúdio AlfaOmega (Pelotas). É solista da Filarmônica Sociedade Pelotense Música Pela Música desde 2001. Estudou com destacados cantores líricos do Brasil e do Exterior.

Mais informações pelo site www.ospa.org.br ou pelo telefone (51) 32227387.

Concerto da Ospa | Série UFRGS
Quando: Dia 27 de junho de 2017, terça-feira
Horário: 20h30
Local: Salão de Atos da Universidade Federal do RS (Av. Paulo Gama, 110 – Porto Alegre)

 

Arquivado em: Música

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Acontece em Poa

Festival Cuida Natura fomenta cuidado com meio ambiente e inclusão social pela arte e cultura

2ª temporada da websérie ‘Confessionário – Relatos de Casa’ estreia nesta segunda (22)

Secretaria de Cultura retoma atendimentos presenciais em parte dos espaços culturais de Porto Alegre

Publicidade

Teatro e dança

Em formato online, Mostra de Dança e Teatro de Origem Africana chega à 9ª edição

A Casa de Teatro de Porto Alegre apresenta “Ensaios Intermitentes”

Arte como Ciência apresenta entrevista com Jessé Oliveira sobre Teatro Negro no RS

Exposições

Cláudia Sperb marca 30 anos de arte com exposição na Fundação Ecarta  

Espaço 900 recebe ‘Pop-Mosaïque’, série de mosaicos de Guto Villaverde

Mostra ‘Obras aleatórias de uma pandemia: exposições imprevistas’ acontece no Espaço 900

Publicidade

Infantil

Fundação Iberê oferece Colônia de Férias em julho

Orquestra de Brinquedos faz curta temporada em Porto Alegre, em julho, no São Pedro

Projeto Discriminação

http://aprs.org.br/projeto-discriminacao/

Sobre o Guia21

Todas as semanas, o Sul21 traz indicações de filmes, peças de teatro, exposições e música para seus leitores.

Não se trata de uma programação completa, mas de recomendações dos melhores espetáculos que assistimos.

O critério é a qualidade. Se você tiver sugestões sobre o formato e conteúdo de nosso guia, por favor, comente. Boa semana!

Últimas publicações

  • Em formato online, Mostra de Dança e Teatro de Origem Africana chega à 9ª edição
  • Festival Cuida Natura fomenta cuidado com meio ambiente e inclusão social pela arte e cultura
  • Projeto resgata a história e a arte de mulheres negras gaúchas no cinema
  • Márcia Barbosa apresenta um livro repleto de poesia urgente

Buscar no Guia21

Copyright © 2025 · Magazine Pro Theme On Genesis Framework · WordPress · Login