Ospa apresenta repertório de álbum inédito em concerto no dia 26

Foto: Divulgação

Desde 1999 sem gravar discos, a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) se prepara para lançar um álbum inédito neste ano. Sob a batuta de seu maestro e diretor artístico Evandro Matté, os músicos iniciarão as gravações na próxima semana, e apresentarão o repertório selecionado em concerto no sábado (26) de maio, sábado, às 17h, na Casa da Música da Ospa. A Sala de Concertos do complexo musical, inaugurada em março deste ano, abrigará, também, o processo de captação das faixas. A produção é da Audio Porto e de Alexandre Ostrovski Jr. O programa contempla a produção sinfônica de compositores brasileiros.

A apresentação é dedicada ao Banrisul, parceiro da Ospa, pelo seu aniversário de 90 anos.

Os ingressos para o concerto custam entre R$ 10 e R$80 e podem ser adquiridos em www.ospa.org.br ou no local, no dia do evento, das 14 às 17h.

O maestro Matté comenta a iniciativa, da qual ele está à frente: “As sonoridades que estamos atingindo com a conquista da Casa da Música da Ospa, nosso local próprio de trabalho, ficarão registradas neste álbum. O disco foi pensado, também, para valorizar a nova realidade da orquestra que está acrescida de 27 músicos e que desenvolve, em sua casa, uma nova identidade sonora”, afirma. Sobre a seleção de músicas, o regente explica: “O repertório destaca compositores locais e nacionais de diferentes gerações, e apresenta solos de instrumentistas proeminentes da Ospa”. A previsão de finalização e distribuição do álbum é novembro deste ano.

Os compositores gaúchos presentes na lista de faixas são Dimitri Cervo, com “Toronubá” (2000), e Radamés Gnatalli, com “Divertimento para Marimba e Cordas” (1973), que contará com os solos do percussionista Douglas Gutjahr. Arthur Barbosa, cearense radicado em Porto Alegre, membro da Ospa, terá gravada a sua “Mba’epu Porã” (2018), feita para a inauguração da Casa da Música da orquestra. O carioca João Guilherme Ripper está representado pelo “Improviso para Violino e Orquestra” (2017) cujo solista será o violinista Emerson Kretschmer. Por fim, o paranaense Fernando Deddos mostra o “Concerto Grosso para Quinteto de Metais e Orquestra” (2017), que ganhará forma com os solos do Quinteto de Metais Porto Alegre.

Serviço:

Concerto da Ospa – Série Pablo Komlós

Quando: 26 de maio, sábado
Horário: 17h
Local: Sala de Concertos da Casa da Música da Ospa
Av. Borges de Medeiros, 1501 – Centro Administrativo Fernando Ferrari