Ospa apresenta concerto gratuito na Igreja da Ressurreição
No segundo concerto da Série Igrejas 2017, sequência que ao longo do ano levará apresentações para diferentes templos da Capital gaúcha, a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre realiza uma exibição especial no dia 06 de junho, terça-feira, às 20h30, na Igreja da Ressurreição (Colégio Anchieta – Nilo Peçanha, 152). Sob regência do maestro uruguaio Martin Garcia, diretor musical da Orquestra Sinfônica do Sodre (OSSODRE), os músicos interpretarão obras de Mikhail Glinka, Ralph Vaughan Williams e Wolfgang Amadeus Mozart. Os solos ficam a cargo de Wilthon Matos, tubista da Ospa. A entrada é franca.
Wilthon já ganhou o prêmio “Jovem Solista Eleazar de Carvalho” tocando com a orquestra do festival em 2004 e, atualmente, também integra o Quinteto Porto Alegre, grupo de música de câmara formado por trompetes, trombone, trompa e tuba. Além disso, o tubista tem, com o pianista da Ospa André Carrara, o projeto “Tuba Brasil”. Premiada pela Funarte, a iniciativa levou a dupla a realizar uma turnê em 2010 e a criar, assim, um dos únicos registros fonográficos no país para essa formação musical. Na Igreja da Ressurreição, Wilthon Matos fará os solos do “Concerto para Tuba” de Ralph Vaughan Williams (1872-1958).
Antes, o programa inicia com a Abertura da ópera “Ruslan e Ludmila”, de Mikhail Glinka (1804-1857). Na segunda parte da noite, a orquestra executa a última das sinfonias compostas por Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791): a “Sinfonia nº 41”, também conhecida por “Júpiter”. Estreada em 1791, ano da morte do compositor, a obra combina o rigor da técnica do contraponto, característico do período barroco, com a linguagem própria de Mozart.
Educado como pianista e violinista desde pequeno, Martin Garcia se formou em regência nas universidades da República (Uruguai) e do Norte do Colorado (EUA). Como diretor artístico, tem colaborado com orquestras profissionais uruguaias há quase duas décadas. Já dirigiu as orquestras sinfônicas de Rosário, Neuquén e Mendoza, na Argentina, e também a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP), no Brasil.
Martin Garcia (Uruguai | regente)
É diretor musical da Orquestra Sinfônica e do Ballet Nacional do Sodre. Pianista e violinista, formou-se em regência nas universidades da República (Uruguai) e do Norte do Colorado (EUA), e na prestigiada Academia Chigiana de Siena (Itália). Venceu o Concurso Internacional de Regência Vakhtang Jordania (Ucrânia) e foi semifinalista do I Concurso Latinoamericano de Regência da OSESP (Brasil). Atualmente é professor na Escola Universitária de Música (Uruguai)
Wilthon Matos (Brasil | tuba)
É tubista solista da Ospa e professor de tuba no Conservatório Pablo Komlós. Nascido em Belém do Pará, estudou no Conservatório Carlos Gomes, onde posteriormente foi docente, e na Universidade Estadual do Pará. Foi tubista da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz e da Amazônia Jazz Band. Em março de 2004, foi aprovado no concurso da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro em primeiro lugar para a vaga de tuba.
Programa
Mikhail Glinka: Ruslan e Lyudmila (Abertura)
Ralph Vaughan Williams: Concerto para Tuba
Wolfgang Amadeus Mozart: Sinfonia nº 41 – Jupiter
Regente: Martin Garcia (Uruguai)
Solista: Wilthon Matos (Brasil | Tuba)