Desde o dia 2 de fevereiro, a Orquestra Jovem Recanto Maestro está em residência de verão na sede da Antonio Meneghetti Faculdade (AMF). Esta é a Quinta Residência Musical do grupo, contando com a participação de 10 professores que ministram aulas de instrumentos de cordas, sopros e percussão para 72 estudantes com faixa etária entre 9 e 18 anos.
O encerramento da Residência Musical será no dia 12 de fevereiro (domingo), às 10h, no Auditório da AMF, com um concero comemorativo aos 29 anos do Recanto Maestro – Centro Internacional de Artes e Cultura Humanista, distrito dos municípios gaúchos de São João do Polêsine e Restinga Seca. O repertório inclui composições de Vagner Cunha, escritas para fins pedagógicos, visando motivar os jovens pelo prazer da realização musical em conjunto. A entrada é franca.
Fundada em 2015, com o suporte da Fundação Antonio Meneghetti e da Associação Ontoarte, a Orquestra Jovem Recanto Maestro está movimentando o ensino e a vida musical na Quarta Colônia de Imigracão do Rio Grande do Sul, integrada por municípios próximos à cidade de Santa Maria. Durante o calendário escolar, as aulas serão ministradas na sede da AMF, e em escolas e espaços cedidos por prefeituras dos municípios parceiros.
Com direção geral do empresário Claudio Carrara e direção pedagógica do maestro Antônio Borges-Cunha, o projeto tem a participação continuada de músicos e pedagogos, reconhecidos no cenário musical internacional. Entre eles, o violinista francês Michel Zaitzeff, conhecido por sua atuação em orquestras e universidades no Canadá, Estados Unidos e países da Europa, tem contribuído para a Orquestra Jovem Recanto Maestro desde julho de 2015. Recentemente, o oboísta venezuelano Julián Ramos foi contratado para integrar a equipe de professores, trazendo seus conhecimentos e experiências acumuladas como professor do projeto El Sistema, da Venezuela, a principal referência internacional no ensino de música para crianças, tendo hoje mais de 700 mil alunos.
Deixe um comentário