Noites Morrostock recebem Francisco El, Hombre e Cuatro Pesos de Propina no Bar Opinião
As bandas Cuatro Pesos de Propina (UY) e Francisco El, Hombre (MEX-BR) estão levando a integração latinoamericana para a estrada na turnê rompe frontera que está passando do méxico ao uruguai. Porto Alegre é no meio do caminho com as Noites Morrostock no Bar Opinião, que traz essa pachanga cheia de energia y buena onda no dia 30 de julho.
Francisco El Hombre
“Somos as fronteiras que cruzei”, diz um dos versos da música intitulada “Francisco, El Hombre”, que está no EP de estreia La Pachanga (2015), da banda Francisco, El Hombre. Talvez tal frase seja a que melhor representa o grupo formado pelos irmãos mexicanos Sebastián e Mateo Piracés-Ugarte e pelos brasileiros Juliana Strassacapa, Andrei Kozyreff e Rafael Gomes. Isso porque o quinteto encontra na estrada (e na vida cotidiana) as suas grandes inspirações, mas não só. Com letras em português e em espanhol, a banda se tornou uma peça fundamental na conexão latino-americana.
Com o lançamento do primeiro disco da carreira, SOLTASBRUXA (2016), que tem produção assinada por Zé Nigro e participação especial de Liniker e do grupo Apanhador Só, a francisco, el hombre alcançou uma maturidade musical e ampliou o seu público, que é formado por pessoas ávidas por descobrimentos musicais. As letras do álbum abordam o momento político e social do Brasil.
Outro ponto-chave para o crescimento da banda foi o lançamento do clipe de “triste, louca ou má”, que já contabiliza mais de 1 milhão de views no canal do YouTube e cuja canção se tornou um hino feminista.
Cuatro Pesos de Propina
A clássica banda uruguaia CUATRO PESOS DE PROPINA mescla vários estilos musicais, como o Ska, Reggae e a música mestiça latino-americana. Seus enérgicos shows ao vivo converteram-se em verdadeiros rituais entre os artistas e o público. O grupo cresceu dentro do circuito independente do cone sul do nosso continente. Nos últimos anos, fez várias turnês de sucesso, em países como: Equador, Argentina, México, Estados Unidos e Brasil.
Em 2007, Cuatro Pesos de Propina lança “Se está complicando”, primeiro CD da banda, editado de forma independente, co-produzido por Chole Giannoti (Abuela Coca, Congo) e com convidados como Fermín Muguruza, Pitufo Lombardo e Queso Magro. O segundo álbum, “Juan”, chega em 2010, também independente, com Fernando Goicoechea (produtor e músico de Jose Carbajal, “o sabalero”) como produtor artístico.
Entre 2011 e 2012 seguem com apresentações dentro e fora do Uruguai, com destaque para os shows na Argentina, em cidades como Rosario, Santa Fe e Córdoba, dividindo o palco com bandas como La Vela Puerca, No te va gustar, Arbolito, Todos Tus muertos, Gogol Bordello, La Chilinga, 2 Minutos, Las Manos de Filippi, o Karamelo Santo, em festivais e outros.
No início de 2013 lançam seu último álbum de estúdio, “SURCANDO”, com produção de Francisco Fattoruso, com a participação de Hugo Fattoruso, Andrea Echeverry e Damny Baluteau, entre outros. Em 2015 a banda apresenta seu primeiro DVD, “Muerto pero Vivo”, show gravado no Teatro de Verão, um dos maiores palcos da cena musical do país vizinho.