“Na Batucada da Vida – 80 anos de samba-canção” é o novo espetáculo produzido pelo Clube da MPB
O Clube da MPB apresenta dia 05 de outubro o show “Na Batucada da Vida” que traz um dos gêneros musicais mais significativos do país – o samba-canção. Em sua 2ª edição do projeto ‘Memória da Música Popular Brasileira’, o Clube homenageia este que foi o gênero responsável por uma das eras de mais sucesso da música brasileira e que alçou ao estrelato vozes como Orlando Silva, Francisco Alves, Ângela Maria, Dalva de Oliveira, Linda Batista, Nora Ney, Elizeth Cardoso, Dolores Duran, Maysa, Dick Farney, Miltinho, Nelson Gonçalves, entre tantos outros. O show estará em um palco de tradição roqueira, o Gravador Pub, mas sempre aberto a todos os estilos e públicos.
Entre os anos de 1946 e 1958, o samba-canção dominou o panorama nacional da música, levando um amplo público a dançar e ouvir música nas boates do Rio de Janeiro e em todo o país. Era o tempo do romantismo, de dançar com o rosto colado, da emoção das histórias de amores, perdidos ou não. Surgiram e fizeram sucesso, nessa época, grandes cantores e compositores como registram os livros ‘Copacabana’, de Zuza Homem de Mello, e ‘A noite do meu bem’, de Ruy Castro. Neles se acompanha a história do samba-canção desde seu surgimento – com a gravação de “Linda Flor”, por Aracy Cortes, em 1929 – até os anos 1990 e 2000. Antônio Maria, Ary Barroso, Dorival Caymmi, Cartola, Lupicínio Rodrigues, Noel Rosa, Tom Jobim, Vinicius de Moraes, Chico Buarque são, também, grandes nomes do samba-canção, compositores que fizeram história com o gênero.
Com um set list que passeia por muitas décadas, desde 1934 até 2015, a Banda do Clube da MPB registra um recorte da música brasileira com um gênero que é característico da nossa identidade musical e que, apesar de retratar a chamada “dor de cotovelo”, traz a leveza e singeleza de uma sociedade que apreciava a boa música, cantava e dançava o amor e suas dores. O show é conduzido por Maíra Baumgarten e Banda do Clube, formada por Orestes Dornelles, Handyer Borba, Darllan Luz e Roberto Bisotto e conta com a participação especial de duas grandes cantoras do sul: Camila Toledo e Glau Barros e de Maurício Oliveira com seu excelente saxofone.