Encerrando a série Témpano América, dedicada à produção musical da América Latina, o Projeto Unimúsica apresenta dois diferentes projetos artísticos: no dia 12 de dezembro, o violonista e compositor gaúcho Thiago Colombo; no dia 13, a cantora e compositora chilena Pascuala Ilabaca. Sempre às 20h, no Salão de Atos da UFRGS.
No dia 11 de dezembro, os dois artistas e os curadores da série de 2018 – Benjamim Taubkin, Demétrio Xavier, Leonardo Croatto e Lígia Petrucci – conversam sobre semelhanças e diferenças, limites e perspectivas de troca neste imenso continente sonoro. O encontro acontece também às 20h, na Sala Araucária do Centro Cultural da UFRGS.
A distribuição de ingressos para os concertos tem início no dia 10 (segunda-feira), a partir das 9h, no Centro Cultural.
No concerto Desde la guitarra, Thiago Colombo faz uma ode às visões de mundo mediadas por seu instrumento, o violão. Atendendo ao convite da série témpano américa, o músico gaúcho cria um espetáculo único, em que reverencia os mestres que escreveram as histórias do nosso continente latino-americano, em toda sua complexidade cultural e política, através de uma tecnologia aparentemente simples, em madeira e cordas. A proposta representa, também, um reconhecimento por parte do artista, do privilégio que é filtrar as trivialidades do cotidiano, com o peito roçando o jacarandá, e com os braços e dedos tateando o ébano e o pinho. O repertório é majoritariamente composto por músicas de sua autoria, homenageando diretamente os mestres Baden Powell, Roland Dyens e Fernando Mattos. O espetáculo é organizado como uma sequência de pequenos diálogos com convidados e suas diferentes lentes de observação das mesmas realidades: Paola Kirst (voz), Camilo da Rosa Simões (violino), Martín Sued (bandoneón) e Paula Finn (dança).
Pascuala Ilabaca é uma das principais expoentes da nova cena de jovens cancionistas chilenos. Sua música tem raízes na sonoridade tradicional de seu país, mas incorpora elementos do jazz, do pop e do rock, além de influências adquiridas ao longo de sua vida em lugares como a Índia ou o México. Com formação em música pelo Instituto de Música da Pontificia Universidad Católica de Valparaíso, Ilabaca revela no palco, onde se apresenta quase sempre acompanhada de seu acordeom, uma forte presença cênica. A cantautora já realizou turnês por países como Argentina, Peru, Colômbia, México, Espanha, Portugal, Bélgica, França, Alemanha, Holanda, Reino Unido e Índia, levando, para além das fronteiras do Chile, as canções em que homenageia importantes escritores e autores chilenos – entre os quais se destaca, por exemplo, Gabriela Mistral, de quem musicou o clássico poema “Canción quéchua”. Pascuala foi indicada como Melhor Artista 2016 pela revista britânica Songlines ao lado de Mariza, Seckou Keita e Lura. No mesmo ano, Pascuala recebeu o Pulsar – uma das mais importantes premiações chilenas – como Melhor Cantautora por seu disco Rey loj. No Unimúsica, Pascuala Ilabaca y Fauna apresentam o repertório de seu último álbum, El mito de la pérgola (2018). Esse trabalho busca inspiração nos sons e nas figuras que nasceram em espaços públicos populares como pérgolas, praças, feiras e mercados: a milonga, o jarocho e o mariachi mexicanos, a rumba, o organillo e o chinchin chilenos. Também estarão presentes no concerto canções de Violeta Parra e os poemas musicados de Gabriela Mistral.
O Unimúsica é uma realização do Departamento de Difusão Cultural da Pró-Reitoria de Extensão da UFRGS e conta com a parceria cultural da Fundação Médica do Rio Grande do Sul e do Sistema Fecomércio SESC.
Deixe um comentário