Melina Vaz canta Amy Winehouse nesta quinta (8) no Ocidente Acústico
Melina volta ao palco do Ocidente, acompanhada pelo guitarrista Bernardo Scarton, pianista Fernando Spillari, baixista Filipe Siak e baterista Hamilton Felix, Melina interpreta, quase que por completo, os dois álbuns da diva, Frank e Back to Black.
Amy Winehouse
A cantora britânica Amy Winehouse nasceu no dia 14 de setembro de 1983 na cidade de Londres. Filha de uma família judia, iniciou suas atividades musicais muito cedo, fundando a banda de rap “Sweet ‘n’ Sour, as Sour” aos 10 anos. Esse foi o primeiro contato de Amy com a música e já demonstrava que seguiria pelo caminho da black music. O grupo não passou de uma brincadeira, mas ajudou Amy a desenvolver seus dons artísticos, que foram uma influência do pai da cantora, o taxista Mitchell, durante sua infância.
Aos 16 anos, Amy apresenta-se cantando e tocando guitarra elétrica em pequenos bares e pubs junto ao seu amigo Tyler James, que também influenciou-a bastante. Então ela decidiu enviar algumas fitas demos com composições próprias para a gravadora Island Records. Com isso, conseguiu despertar a atenção do produtos musical Darcus Breeze. Após assistir a uma apresentação da cantora e conhece-la, fechou contrato com Amy e lançou o álbum Frank em 2003.
Após fazer sucesso no Reino Unido com seu primeiro disco, Amy lança seu segundo álbum de estúdio “Back to Black” e conquista o mundo todo em 2006. Com sua música ícone, “Rehab”, vendeu milhares de cópias e foi considerada uma das mulheres mais influentes do século XXI.
No ano de 2007, casa-se com Blake Fielder, mas terminam pouco tempo depois com a prisão do marido. Após um ano na detenção, Blake retorna à liberdade, mas desta vez era Amy que seria presa por posse de entorpecentes. Em 2009, os dois divorciam-se após Blake acusar de Amy de infidelidade durante o tempo em que ele estava na prisão. Após algum tempo, a cantora começa a namorar Reg Traviss, um diretor cinematográfico pouco envolvido com álcool e drogas, mas o relacionamento não dura muito.
A partir desse momento, abalada pelo fim do relacionamento com Blake e pela pressão do sucesso, Amy começa os excessos em drogas pesadas e álcool. Milhares de notícias sobre as atividades ilícitas da cantora começam a pipocar nos quatro cantos do mundo. Fotos suas com o nariz sujo de cocaína, cara acabada e maquiagem suja; viram motivo de risada em todos os lugares. Shows são cancelados devido a internações em clínicas de reabilitação e por porte ilegal de substâncias tóxicas.
No dia 23 de julho de 2011, a cantora é encontrada morta em seu apartamento. As causas da morte ainda não foram confirmadas pela polícia inglesa Scotland Yard. Nada foi divulgado sobre a verdadeira causa de sua morte, mas a resposta mais provável para esta dúvida é overdorse.