Márcio Fulber é atração nesta quinta (27) no projeto ‘Mistura Fina – Música para Fugir do Trânsito’ no Theatro São Pedro
A sonoridade do Jazz de New Orleans vai invadir o Foyer Nobre do Theatro São Pedro, em mais uma edição do projeto Mistura Fina – Música para Fugir do Trânsito, que tem, como convidado, Márcio Fulber e o show “Nos Trilhos do Dixieland”. A apresentação será no próximo dia 27 de setembro, quinta-feira, às 18h30min. A iniciativa tem financiamento do Governo do Estado do RS, através da Secretaria da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, via Lei de Incentivo/Pró-Cultura RS, realização da Associação Amigos do Theatro São Pedro e patrocínio da Sulgás. A entrada é franca.
O show, “Nos Trilhos do Dixieland”, nasce em 2018, após inúmeras idas e vindas Brasil afora. O grupo parte da sonoridade do Jazz de New Orleans – o Dixieland, nascido há cerca de um século atrás no Sul dos Estados Unidos -, para contar uma história, vivida a partir da perspectiva do artista de rua. Uma tábua de lavar roupas, percutida com dedais de costura, instrumento também conhecido por washboard, recria a sonoridade de época, aliada ao improviso simultâneo de instrumentos de sopro. Foi buscando trazer ao público a alegria e a vitalidade do jazz de rua, que surgiu o álbum, “Nos Trilhos do Dixieland”, inspirado neste som que, desde o início do Século XX, embala as noites norte-americanas.
A banda é formada por Márcio Fulber (washboard, acordeon e voz), Bernardo Boz Caitano (violão Manouche), Fábio Pádua (clarinete), Ronaldo Pereira (saxofone tenor), Jhonatas Soares (tuba/souzafone). O repertório é formado por composições autorais, que nasceram de experiências e anseios, vividos e observados por um artista de rua viajante, com temas relacionados ao cotidiano artístico, emprego, trabalho, vida em sociedade, dia a dia das cidades, o chapéu e vida nômade.
Sobre o projeto: O projeto Mistura Fina define um novo momento na trajetória do Theatro São Pedro, que, agora, passa a propor projetos, ao mesmo tempo em que marca as comemorações dos seus 160 anos. Reunindo diversas linguagens, a proposta é uma agradável parada na hora do rush, para quem trabalha ou está no Centro Histórico, esperando que o trânsito acalme. Mistura Fina traz ao palco do Foyer Nobre grandes expressões da música e seus convidados para um saboroso happy hour, temperado com arte, entretenimento e bom gosto. As apresentações ocorrem sempre às quintas feiras, às 18h30h, com entrada franca. A iniciativa tem financiamento do Pró-Cultura RS e o patrocínio da Sulgás.
Desde que iniciou, em abril último, apresentaram-se artistas do cenário local, estadual e internacional, com ênfase aos vizinhos latino-americanos. Atualmente, o Rio Grande do Sul possui uma produção musical intensa e qualificada, marcada pela pluralidade, com músicos e compositores de altíssimo nível em todos os estilos musicais. Com curadoria afiada de Arthur de Faria e Bruno Melo, Mistura Fina – Música para Fugir do Trânsito traz ao palco do Foyer Nobre do Theatro São Pedro trabalhos bem elaborados, assegurando ao público a certeza de bons espetáculos.
Sobre o convidado: Músico e compositor, Márcio Fulber venceu dois festivais de música no Brasil com suas composições, o WebFestValda 2013 (Circo Voador – RJ) e o Festival de Música de Novo Hamburgo 2012 (RS), ambos com o Bando Antiguera. Tocou em festivais como: Festival Fartura RS e MG, Mostra Jazz Campo Bom RS (2018), Villa do Jazz RS (2017), PoA Jazz Festival (PoA Jazz Band-2016/RS), Festival MorroStock (2013 e 2015/RS) e Festival Psicodália (2013, 2014 e 2018/SC). Viajou de sul a norte do Brasil, pesquisando música cigana, mambembe, jazz e música popular brasileira, além de fazer trilhas para espetáculos de dança, circo e realizações audiovisuais. Em março deste ano lançou seu álbum autoral “Nos Trilhos do Dixieland”, pelo selo Tratore, e faz no projeto “Mistura Fina – Música Para Fugir do Trânsito” o primeiro show de lançamento do clipe “O Chapéu”, já disponível em seu canal do youtube.