• Guia21
  • Assine
  • Quem somos
  • Fale conosco
  • Sul21

Guia21

Cinema, teatro, literatura, música e exposições


MENUMENU
  • Acontece em POA
  • Cinema e TV
  • Música
  • Teatro e Dança
  • Livros
  • Exposições
  • Gratuitos
  • Cursos
  • Infantil

Lux Sonora faz concerto gratuito na BPE

setembro 5, 2017 By Milton Ribeiro Deixe um comentário

Foto: Fabio Rebelo/Divulgação

Da Redação 

A Lux Sonora, criada em 2016 como resultado da Escola de Música do Instituto Popular de Arte-Educação  (IPDAE), faz concerto no dia 10 de setembro (domingo), a partir das 17h, no Salão Mourisco da Biblioteca Pública do Estado (BPE), Riachuelo 1190. O repertório faz um passeio pelos grandes compositores, como Purcel, Dowland, Vivaldi, Telemann, Bach e Albinoni, com arranjos e adaptações feitas para a formação pelos próprios membros do grupo. A entrada é gratuita.

O grupo tem a proposta de resgatar o repertório de câmara dos séculos XIV a XVIII hoje tão esquecidos e de uma profundidade estética e retórica sem igual, utilizando a instrumentação moderna para a performance. Tem a música acima de qualquer paradigma, sem perder a qualidade e pesquisas feitas até o presente momento. O trabalho conta com a participação de alunos e ex-alunos da Escola de Música do IPDAE: Danielle Chaves e Bruno Santos, na flauta doce; Elizander Dutra no fagote; Luciano Gularte Corrêa e Rafael Marques, na flauta transversa.

Repertório:
– Concerto in Sol Minore  (Allegro- Largo- Allegro) – A. Vivaldi
– Trio in D-Moll  (Andante- Allegro- Grave- Allegro)- G. Telemann
– Trio in G – Moll (Soave- Allegro) – G. Telemann
– Chaccone  – H. Purcel
– Come Again – J. Dowland
– Flow My Tears – J. Dowland
– Concerto in Dó Majore  (Allegro- Cantábile- Allegro)- A. Vivaldi
– Contrapunctus I  –   J.S. Bach
– Sonata I a 5 (Grave- Allegro- Adágio- Allegro) – T. Albinoni
– Sonata II a 5  (Largo- Allegro- Grave- Allegro) – T. Albinoni

Rafael Marques

Formado na Escola de Música do IPDAE na classe de Flauta Transversal e  Teoria – Percepção e Canto Coral, participa da Orquestra de Flautas Transversas IPDAE e da Orquestra Jovem IPDAE, dirigida por Rosângela dos Santos, onde atuou na gravação do CD “Sinfonia da Lomba”​. Passou no concurso Jovens Solistas da Orquestra de Câmara FUNDARTE (Montenegro), sob a regência de Antônio Borges-Cunha. Foi bolsista de Iniciação Científica BIC UFRGS na pesquisa “Poema para flauta e piano de Bruno Kiefer, uma análise contextual sobre a peça” sob a orientação do Dr. Leonardo Winter e vencedor do I Concurso ” Melhor Jovem Flautista”, no VII Encontro de Flautistas do RS. Em 2016 se graduou-se Bacharel em música pela UFRGS. É instrumentista no Conjunto de Câmara IPDAE, Orquestra de Flautas Transversas IPDAE, Orquestra de Sopros Eintracht e Trio à Brasiliana.

Luciano Gularte Corrêa

Ingressou na Escola de Música IPDAE em 2006, onde iniciou seus estudos com música, tendo auxílio pedagógico com aulas de Teoria e Percepção, e prática de música de câmara com a Orquestra de Câmara IPDAE. Participou de uma série de concertos, incluindo a abertura da série Concertos CEEE, organizado pela Orquestra de Câmara Theatro São Pedro, em 2009. Como  solista atuou em vários concertos em Porto Alegre e interior. Em 2011 participou, como solista e integrante da Orquestra Jovem IPDAE, na gravação do CD “Sinfonia da Lomba”, de janeiro à agosto, na Igreja São José (Porto Alegre). Em 2013 ingressou no Bacharelado da UFRGS, em música no curso de flauta transversal, sob a orientação de Leonardo Winter. Músico e intérprete da Orquestra de Sopros Eintracht de Campo Bom, sob regência de Ademir Schmidt, atua na da Orquestra de Flautas Transversas IPDAE e Orquestra de Câmara IPDAE, orientadas por Wenceslau Moreyra.

Danielle Chaves Joaquim

Formada na Escola de Música IPDAE na classe de Flauta Doce e Teoria e Percepção. Participou da Orquestra Jovem IPDAE, sob a regência de Rosângela dos Santos, na qual participou da gravação do CD “Sinfonia da Lomba” atuando tanto como solista. E também do Conjunto de Câmara IPDAE sob a orientação de Wenceslau Moreyra. Participou do I e II Seminário de Música do IPDAE, III e IV Encontro de Orquestras em Bento Gonçalves, Encontro de Jovens Instrumentistas e 1° Mostra Internacional de Flauta Doce: Desempenho e Didática, realizada pela UDESC. Integrou Masterclass com os flautistas: Rodrigo Calveyra (Brasil/França), Renata Pereira (Brasil) e Hans-Joachim Fuss (Alemanha). Licenciada em Música pela UFRGS (2016), atualmente, integra o Conjunto de Flautas Doces In Nomine, Lux Sonora e leciona flauta doce na Escola Waldorf Querência.

 Bruno dos Santos

Ingressou na Escola de Música IPDAE em 2005, na classe de Flauta Doce e  hoje estuda Flauta Doce e Flauta Transversal na Escola de Música IPDAE.  Integra a Orquestra Jovem e Orquestra de Flautas Transversas, Quinteto de Flautas Doces In Nomine e Orquestra de Câmara. Participou da Orquestra Jovem IPDAE, na qual participou da gravação do CD “Sinfonia da Lomba” como solista e na turnê pelo RS. Participou do I, II e III Seminários de Música do IPDAE, III e IV Encontro de Orquestras em Bento Gonçalves, Encontro de Jovens Instrumentistas Suzuki, II Encontro de Conjuntos de Flautas doces UFRGS. Participou de Masterclass com os flautistas: Rodrigo Calveyra (Brasil/França) e Renata Pereira (Brasil/SP

Elizander Dutra da Cunha

Ingressou na Escola de Música IPDAE em 2005, na classe de Flauta Doce,  tendo participado da Orquestra Jovem IPDAE, na qual integrou a gravação do CD “Sinfonia da Lomba”. Participou do I, II e III Seminários de Música do IPDAE, III e IV Encontro de Orquestras em Bento Gonçalves e Encontro de Jovens Instrumentistas Suzuki. Participou de Masterclasses com: Lúcia Becker Carpena/UFRGS, Renata Pereira (SP) , Rodrigo Calveyra (França- Brasil). Como fagotista iniciou seus estudos no curso extensão em Música na UFRGS, participou do V Festival de Música Sesc Pelotas, onde teve aulas com Martin Kuuscmann (Estônia). Atualmente integra a Orquestra Jovem IPDAE e o grupo vocal Vox Habilis.

Escola de Música IPDAE

Fundada em 2006, visa promover a educação musical de crianças, adolescentes e jovens e contribuir no processo de inclusão socio-cultural da comunidade. Atende 250 alunos, oferecendo os cursos de flauta doce, flauta transversa, violino, viola, violoncelo, piano, contrabaixo, canto coral e teoria musical, além de contar com diferentes grupos musicais. Os cursos são ministrados por profissionais com formação específica ao instrumento que lecionam e com um programa de educação continuada, com oito anos de duração. O Instituto Popular de Arte-Educação (IPDAE) foi fundado em 1998, na Lomba do Pinheiro e  consiste em uma associação sem fins lucrativos, que reúne a Biblioteca Leverdógil de Freitas, a Escola de Música, com diferentes grupos artísticos (Orquestra de Câmara, Orquestra Jovem, Orquestra de Flautas Transversas,  Conjunto de Violinos, Conjunto de Flautas Doce ‘In Nomine’, o Coro Infantil e o ‘Vox Habilis’ Coro Jovem), o Museu Comunitário da Lomba do Pinheiro e o Memorial da Família Remião. As ações lá desenvolvidas propõem o acesso à leitura, à musica, à arte e à cultura, como instrumentos mediadores na formação do indivíduo.


Mais informações: 
Com direção executiva do IPDAE (www.ipdae.com.br e 51- 33363713).

Arquivado em: Música

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Acontece em Poa

Festival Cuida Natura fomenta cuidado com meio ambiente e inclusão social pela arte e cultura

2ª temporada da websérie ‘Confessionário – Relatos de Casa’ estreia nesta segunda (22)

Secretaria de Cultura retoma atendimentos presenciais em parte dos espaços culturais de Porto Alegre

Publicidade

Teatro e dança

Em formato online, Mostra de Dança e Teatro de Origem Africana chega à 9ª edição

A Casa de Teatro de Porto Alegre apresenta “Ensaios Intermitentes”

Arte como Ciência apresenta entrevista com Jessé Oliveira sobre Teatro Negro no RS

Exposições

Cláudia Sperb marca 30 anos de arte com exposição na Fundação Ecarta  

Espaço 900 recebe ‘Pop-Mosaïque’, série de mosaicos de Guto Villaverde

Mostra ‘Obras aleatórias de uma pandemia: exposições imprevistas’ acontece no Espaço 900

Publicidade

Infantil

Fundação Iberê oferece Colônia de Férias em julho

Orquestra de Brinquedos faz curta temporada em Porto Alegre, em julho, no São Pedro

Projeto Discriminação

http://aprs.org.br/projeto-discriminacao/

Sobre o Guia21

Todas as semanas, o Sul21 traz indicações de filmes, peças de teatro, exposições e música para seus leitores.

Não se trata de uma programação completa, mas de recomendações dos melhores espetáculos que assistimos.

O critério é a qualidade. Se você tiver sugestões sobre o formato e conteúdo de nosso guia, por favor, comente. Boa semana!

Últimas publicações

  • Em formato online, Mostra de Dança e Teatro de Origem Africana chega à 9ª edição
  • Festival Cuida Natura fomenta cuidado com meio ambiente e inclusão social pela arte e cultura
  • Projeto resgata a história e a arte de mulheres negras gaúchas no cinema
  • Márcia Barbosa apresenta um livro repleto de poesia urgente

Buscar no Guia21

Copyright © 2025 · Magazine Pro Theme On Genesis Framework · WordPress · Login