Luiz Mauro convida seus amigos em show com temas executados antes apenas ao piano

O pianista Luiz Mauro Filho convida seus amigos, o baterista Marquinhos Fê e o baixista Rodrigo Maia, para um encontro musical que há bastante tempo vinha pensando, no dia 19 de setembro (terça-feira), a partir das 19h, na Biblioteca Pública do estado (Riachuelo, 1190). Dentro do Festival Chapéu Acústico, que celebra um ano da iniciativa do produtor e fotógrafo Marcos Monteiro na instituição, o show tem contribuição espontânea.

Foto: Marcos Monteiro

A idéia é executar com trio temas que antes eram tocados só com piano. Nesse formato que ganha novas sonoridades, o trio desenvolveu o projeto exclusivamente para o  Chapéu Acústico Festival. Trata-se da improvisação criada em conjunto, em temas de outros estilos adaptados pra terem outra sonoridade e autorais,  entre outras surpresas que farão parte da apresentação.

Pianista gaúcho de grande talento, Luiz Mauro Filho circula com desenvoltura pelo jazz, salsa, pop/rock e MPB. Estudou com o pianista, arranjador e maestro Paulo Dorfman e cursou Bacharelado em Piano na UFRGS. Recebeu o prêmio de melhor Instrumentista no III Festival do Choro de Porto Alegre (1993). Participou de três discos e shows de Nei Lisboa,  acompanhou o show de Edu Martins e do célebre saxofonista americano  David Lieberman no Theatro São Pedro, Débora Blando, Geraldo Flach, Lucia Helena, Loma, Lourdes Rodrigues, Rubens Santos, Fernando do Ó, Giovani Berti, Gelson Oliveira , James Liberato, Júlio ‘Chumbinho’ Herrlein,  Jorginho do Trompete, Ângela Jobim, Kako Xavier, Henry Lentino, Maria Helena Andrade, Grupo Vocal Muito Prazer, Grupo Vocal Mandrialis,  Edilson Ávila, Tito Madi, Mario Falcão, Ná Ozzetti, Delicatessen, Adriana Deffenti, Pedro Mariano com Orquestra do Teatro São Pedro, Zé Miguel Wisnik, entre muitos outros.

Compõe temas instrumentais e arranjos para outros compositores. Como compositor, teve a canção “Piu-Piu” em 3º lugar no I Festival de Música Instrumental do RS/1996. Participou também do álbum “Brasil 500 Anos”, que viajou para Argentina e Buenos Aires.  Atualmente atua como arranjador, compositor, acompanhador entre outros.

Chapéu Acústico

O projeto vem movimentando o Salão Mourisco da BPE, da instituição da Secretaria da Cultura, Turismo, Esportes e Lazer (Sedactel), com performances de grandes nomes do cenário musical gaúcho, entre instrumentistas de formação jazzística e cantores (as). A ideia surgiu da vontade de desenvolver atividades musicais sem depender de verba pública ou privada, com a parceria de artistas destes profissionais, dispostos a movimentar a cena artística. A ação se dá sem cobrança de ingressos, usando o chapéu como forma de arrecadação.

Confira a agenda do Festival Chapéu Acústico:
dia 21 (quinta)- Sérgio Rojas Grupo
dia 22 (sexta) – Octeto Jazz Gig
dia 26 (terça) – Brothers Orquestra
dia 28 (quinta) – Um Piano e Dois Trompetes – Jorginho do Trompete, Rochinha e Luiz Mauro Filho
dia 29 (sexta) – Dinho Oliveira Quarteto

Serviço:
Dia: 19 de setembro de 2017 (terça-feira).
Hora: 19h
Local: Biblioteca Pública do Estado/BPE (Riachuelo, 1190)
Informações e contato: Com o produtor Marcos Monteiro (telefones 3013-2236 e 9935-0608 e e-mailduearth@terra.com.br).
Contribuição espontânea.