Lançamento do CD ‘Luminoso – Elias Barboza Quinteto’ acontece dias 14 e 15 de dezembro

Foto: Tiago Trindade

Nos dias 14 e 15 de dezembro o premiado bandolinista Elias Barboza apresenta seu mais novo CD Luminoso, ao lado de seu grupo Elias Barboza Quinteto, formado por Elias Barboza no bandolim, composições e arranjos, João Vicente violão sete cordas, Matheus Kleber acordeon e piano, Fabio Azevedo cavaquinho e Fernando Sessé na percussões e sampler.

Luminoso é um trabalho de música instrumental em que o conceito principal são as músicas no formato de “canções instrumentais”. O ouvite ao escutar as músicas, sente que elas perfeitamente poderiam ter letras e pode facilmente cantarolar as melodias.

O trabalho parte do choro, mas contempla ritmos de todo Brasil. Gêneros como o baião, frevo, afrosamba, xote, com as influências de compositores como Dominguinhos, Baden Powell, Dorival Caymmi, foram inspiração para o bandolinista, se somando com as composições dentro do gênero do choro, onde Jacob do Bandolim, Pixinguinha e Radamés Gnattali, sempre foram as referências para Elias.

Os músicos que formam o Quinteto se encontram em uma perfeita sintonia, não só musical, mas também de empatia e amizade. Cada um tem características específicas que somadas resultam em um som moderno, contemporâneo, mas com o fundamento dos grandes mestres da música brasileira.

O show ainda conta com as participações de Ju Rosenthal e Gabriel Maciel nos vocais, Eliseu Rodrigues clarinete, Lucian Krolow flauta, Ronaldo Pereira sax tenor, Mathias Pinto violão sete, Guilherme Sanches e Giovanni Berti nas percussões.

Em 2014 o choro Luminoso, de Elias Barboza foi o grande vencedor do festival IV Moenda instrumental, em Santo Antônio da Patrulha/RS e João Vicente ganhou melhor instrumentista. Em 2018 o samba Quando Samba Chora, de Elias Barboza ganhou Melhor Música Instrumental, Melhor Arranjo e Melhor Melodia, no festival Musicanto em Santa Rosa/RS. Ainda em 2018 Matheus Kleber ganhou Melhor Instrumentista na Oitava Moenda instrumental, em Santo Antônio da Patrulha/RS.

Elias Barboza é o bandolinista do Quinteto, o compositor, arranjador e idealizador do projeto. Toca um bandolim cheio de dinâmicas, ornamentos influenciado pelo mestre Jacob do Bandolim.

Matheus Kleber é o acordeonista e pianista do grupo. Ele é o solista que divide os temas com Elias. Tem uma sensibilidade única e uma linha de improvisação de muito bom gosto.

João Vicente Macedo é o violonista sete cordas do Quinteto. Toca um sete cordas de nylon elegante, influenciado pela escola de Raphael Rabello. Traz ao trabalho muitas contribuições pessoais de arranjo.

Fabio Azevedo é o cavaquinista do Quinteto. Seu avô foi um dos fundadores do Clube do Choro de Porto Alegre, junto com o avô de Elias. Fabio traz ao trabalho a vivência do samba, com uma linda palhetada.

Fernando Sessé é o percussionista do Quinteto. Trabalha com diversos estilos musicais e com uma grande variedade de instrumentos percussivos. No Quinteto seu ilú, pandeiro, sampler, cajon com vassourinhas e pratos são destaque. Ele acompanha sempre atento ao solista, caprichando em dinâmicas e nuances.

ELIAS BARBOZA

Elias Barboza é destacado bandolinista, compositor, arranjador e educador musical gaúcho, natural de Porto Alegre. Seu trabalho teu um direcionamento especial para música genuinamente brasileira, o choro e também a inserção deste gênero na música de concerto. Para isso já compôs três concertos para conjunto regional e orquestra: Suíte do Choro Contemporâneo, Fantasia Jacobeana. Um trabalho fruto de sua experiência como solista de diversas orquestras nos últimos anos. A Suíte do Choro Contemporâneo teve sua estréia no dia 2 de setembro de 2018 com Orquestra da Ulbra e Elias Barboza Quinteto no Leopoldina Junvenil.

O bandolinista também possui um CD, juntamente com Regional Ponto a Ponto, lançado em 2012, intitulado “Puro Sentimento” que obteve quatro indicações ao Prêmio Açorianos de Música. Seu mais novo trabalho “Luminoso” será lançado em 2018 com seu grupo Elias Barboza Quinteto em Porto Alegre e em 2019 no RJ.

Elias Barboza também atua como professor da Oficina de Choro e integra junto com os outros docentes o Sexteto Gaúcho. O grupo ministrou Oficina de Choro em 2018, no Festival Internacional SESC Pelotas e também fez concerto no festival e em 2019 vai novamente ministrar oficinas, além se solar a Suíte Retratos com Orquestra.

Em 2018 o grupo Elias Barboza Quinteto foi o grande vencedor do festival Musicanto em Santa Rosa /RS. A composição de Elias , Quando Samba Chora, ganhou melhor melodia, melhor arranjo e melhor música instrumental.