Lançamento do CD de estreia do Instrumental Picumã

Crédito Rika Silveira
Crédito Rika Silveira

O grupo Instrumental Picumã é formado por músicos reconhecidos, com carreiras consolidadas, que se reuniram em 2013 com uma nova proposta sonora: retratar a música regional gaúcha com influências e fusões de culturas vizinhas. O grupo – integrado por Paulinho Goulart no acordeão (gaita), Matheus Alves na guitarra semiacústica, Texo Cabral na flauta, Miguel Tejera no contrabaixo e Bruno Coelho na percussão – busca valorizar aspectos típicos da música produzida por estes pagos, agregando a sonoridade do choro e da bossa nova, dos ritmos latinos, como candombe, salsa e chacarera, além da afro-brasileira.

A ideia de conceber e registrar o trabalho coletivo em um álbum surgiu em 2014, mas só foi colocada em prática em 2016. Uma das características do trabalho do Picumã acontece justamente durante o processo de gravação, quando faz lembrar as primeiras bandas de jazz que entravam em estúdio e gravavam o disco de forma ininterrupta. O conjunto gravou de uma vez cada uma das músicas e interpretações desse CD homônimo ao quinteto (de 2 a 4 de fevereiro deste ano no estúdio Tec Áudio – POA).

Composto por 10 faixas, a maioria de composições dos próprios músicos do projeto, o álbum também conta com arranjos de temas de Néstor Gómez e Lucho González. A mixagem e masterização do CD ficaram sob a responsabilidade de Rodrigo Rheinheimer. Já o elegante projeto gráfico do encarte tem a assinatura de Thobias dos Santos. A finalização do trabalho foi possível graças ao financiamento coletivo via plataforma Traga Seu Show, com 70% da meta arrecadada entre julho e agosto.

O Maestro Tasso Bangel destaca as qualidades do quinteto: “O Instrumental Picumã tem a melhor proposta para a evolução melo-harmônica e rítmica, que é executada pela flauta, pelo acordeom, pela guitarra, pelo baixo e pela percussão. É uma rara parceria”.

Em 8 e 9 de dezembro, às 20h, os dois shows de lançamento do álbum de estreia fazem parte da II Mostra de Artes Cênicas e Música do Teatro Glênio Peres (Loureiro da Silva, 255). As apresentações do conjunto têm entrada franca, mas os ingressos gratuitos começam a ser distribuídos na terça-feira anterior aos espetáculos.

Disco INSTRUMENTAL PICUMÃ
Apresentações: 8 e 9 de dezembro, às 20h
Local: Teatro Glênio Peres da Câmara Municipal de Porto Alegre (Avenida Loureiro da Silva, 255 – 2º piso), com estacionamento gratuito
Instrumental Picumã: Paulinho Goulart – no acordeão (gaita), Matheus Alves – na guitarra semiacústica, Texo Cabral – na flauta, Miguel Tejera – no contrabaixo e Bruno Coelho – na percussão
Shows gratuitos – ingressos disponíveis para retirada a partir da terça-feira (06/12) no Memorial da Câmara de Vereadores, das 9h às 12h e das 14h às 18h; ou no saguão do teatro antes do início dos espetáculos.
Informações: (51) 3220-4318 (Memorial)