Instrumentista Pedro Tagliani fará a abertura do show de Diana Krall em POA 

O violonista, guitarrista, compositor e arranjador Pedro Tagliani fará a abertura do show de Diana Krall em Porto Alegre na próxima terça-feira (24). O instrumentista subirá ao palco do Auditório Araújo Vianna às 20h acompanhado do músico Lucas Esvael. Juntos e com seus violões, eles interpretarão uma mistura refinada de ritmos bem brasileiros com elementos do jazz universal. O repertório terá composições de Tagliani e de outros grandes nomes do país, com músicas de diversas fases do artista gaúcho, desde a época em que foi integrante do grupo Raiz de Pedra, passando pelo período em que viveu na Europa, até o seu último álbum Ao Vento.

O show de Diana Krall inicia às 21h. A cantora e pianista apresentará na capital o novo disco Turn Up The Quiet, lançado em 2017. A artista é a única cantora de jazz a ter oito álbuns de estreia no topo da Billboard Jazz Albums. Até o momento, ela já conquistou cinco prêmios Grammy®, oito prêmios Juno® e ganhou nove certificações de ouro, três de platina e sete de multi-platina.

Os ingressos para a apresentação estão à venda no site www.uhuu.com e na bilheteria do Teatro do Bourbon Country. No dia do show também haverá venda no Auditório Araújo Vianna. 

Foto: Niko Gültig/Divulgação

Saiba mais sobre Pedro Tagliani:

Pedro Tagliani nasceu em 1961 no sul do Brasil e em 1978 e frequentou a escola de música da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, aprofundando seus conhecimentos na Escola do Guitarrista Gaúcho, onde mais tarde foi professor. Na década de 1980, Pedro participou como guitarrista e compositor do grupo Raiz de Pedra. Com este grupo obteve seus primeiros sucessos como músico profissional no âmbito sul-americano. Desse trabalho em conjunto, foram gravados quatro álbuns instrumentais: Trajetória, Raiz de Pedra ao vivo, Diário de Bordo e Pictures.

A partir de 1993, Pedro Tagliani viveu na Europa (Viena e Munique). Durante este tempo ele participou de inúmeros projetos como guitarrista e arranjador, mostrando seu trabalho no Brasil e vários países europeus. Em 1998, ele começou sua carreira solo com o lançamento do CD Arvoredo, gravado e produzido em Viena com o renomado saxofonista austríaco Thomas Kugi. Assim, mais uma vez buscando novos desafios, Pedro concentrou seu trabalho em composições para guitarra e saxofone. Utilizando loops e sonoridades peculiares com a Guitarra FRAME demonstrou posteriormente em tours sua nova concepção de shows para esta formação. Após esta fase, Pedro desenvolveu seu virtuoso estilo próprio, especialmente utilizando o violão de sete cordas.

Tagliani atua como compositor violonista, guitarrista e arranjador. Em 2001, sua composição Mero Acaso foi apresentada ao vivo na abertura do Festival de Cinema de Munique. Por suas composições, ele foi selecionado junto com outros artistas de todo o Brasil para participar do projeto Itaú Cultural 2004/2005 com músicas publicadas em um CD/DVD Rumos-Brasil da Música.

Nos últimos anos, suas atividades são complementadas com participações como compositor e instrumentista em vários CDs. Em 2009, Pedro gravou o CD Duo Dois com o destacado pianista alemão Christian Gall, o qual obteve um excelente retorno dos apreciadores da música instrumental e da crítica especializada.

Em seu mais recente álbum, Ao Vento, Pedro Tagliani apresenta principalmente composições próprias com raízes na música brasileira e elementos do jazz universal unindo-os de uma forma harmônica e criativa, destacando-se assim este seu estilo peculiar, reconhecido mais uma vez pela crítica especializada como “uma obra de arte de guitarra contemporânea da América Latina”