Instrumental Picumã lança CD de estreia no Teatro Glênio Peres

Foto Rika Silveira
Foto Rika Silveira

Formado por Paulinho Goulart no acordeão (gaita), Matheus Alves na guitarra semiacústica, Texo Cabral na flauta, Miguel Tejera no contrabaixo e Bruno Coelho na percussão, o grupo Instrumental Picumã lança seu primeiro disco nesta quinta e sexta-feira, dias 8 e 9 de dezembro. Parte da II Mostra de Artes Cênicas e Música do Teatro Glênio Peres, os shows estão marcados para as 20h no palco do espaço cultural da Câmara Municipal de Porto Alegre (Loureiro da Silva, 255). As apresentações do conjunto têm entrada franca, mas os ingressos gratuitos começam a ser distribuídos na terça-feira (06/12) anterior aos espetáculos.

Os músicos reconhecidos, com carreiras consolidadas, se reuniram em 2013 com a ideia de retratar a música regional gaúcha com influências e fusões de culturas vizinhas. O grupo busca valorizar aspectos típicos da música produzida por estes pagos, agregando a sonoridade do choro e da bossa nova, dos ritmos latinos, como candombe, salsa e chacarera, além da afro-brasileira.

A ideia de conceber e registrar o trabalho coletivo em um álbum surgiu em 2014, mas só foi colocada em prática em 2016. Uma das características próprias do Picumã acontece justamente durante o processo de gravação, quando faz lembrar as primeiras bandas de jazz que entravam em estúdio e gravavam o disco de forma ininterrupta. O conjunto gravou de uma vez cada uma das músicas e interpretações desse CD homônimo ao quinteto (de 2 a 4 de fevereiro deste ano no estúdio Tec Áudio – POA).

Composto por 10 faixas, a maioria de composições dos próprios músicos do projeto, o álbum também conta com arranjos de temas de Néstor Gómez e Lucho González. A mixagem e masterização do CD ficaram sob a responsabilidade de Rodrigo Rheinheimer. Já o elegante projeto gráfico do encarte tem a assinatura de Thobias dos Santos. A finalização do trabalho foi possível graças ao financiamento coletivo via plataforma Traga Seu Show, realizado entre julho e agosto últimos.

A produção do disco é assinada pelo próprio grupo. “Na verdade, nem cogitamos ter um produtor. Todos nós produzimos em coletivo, com a liberdade quea música instrumental deve ter. Os arranjos foram concebidos durante os ensaios e shows, nos quais sempre arriscamos tocar composições que ‘teoricamente’ não estavam prontas”, comenta o guitarrista Matheus Alves.

O Maestro Tasso Bangel destaca as qualidades do quinteto: “O Instrumental Picumã tem a melhor proposta para a evolução melo-harmônica e rítmica, que é executada pela flauta, pelo acordeom, pela guitarra, pelo baixo e pela percussão. É uma rara parceria”.

Disco INSTRUMENTAL PICUMÃ

Independente

Faixas: 10

Preço: R$ 30,00

Onde comprar: site www.minuanodiscos.com.br ou diretamente com o grupo, pelo e-mail contatopicuma@gmail.com ou pela página do conjunto no Facebook – www.facebook.com/instrumentalpicuma

SHOWS DE LANÇAMENTO

Datas e horário: 8 e 9 de dezembro (quinta e sexta-feira), às 20h
Local: Teatro Glênio Peres da Câmara Municipal de Porto Alegre (Avenida Loureiro da Silva, 255 – 2º piso), com estacionamento gratuito
Instrumental Picumã: Paulinho Goulart – no acordeão (gaita), Matheus Alves – na guitarra semiacústica, Texo Cabral – na flauta, Miguel Tejera – no contrabaixo e Bruno Coelho – na percussão
Shows gratuitos – ingressos disponíveis para retirada a partir da terça-feira (06/12) no Memorial da Câmara de Vereadores, das 9h às 12h e das 14h às 18h; ou no saguão do teatro antes do início dos espetáculos.
Informações: (51) 3220-4318 (Memorial)