No domingo, 30 de julho, às 18h, o pianista Guigla Katsarava (Geórgia/França) apresenta um recital com obras de Robert Schumann (1810-1856), Franz Liszt (1811-1886), Sergei Rachmaninov (1873-1949) e Serguei Prokofiev (1891-1953). A apresentação é a quinta desse ano da série Nobres Recitais, promovida pela Casa da Música. O valor do ingresso é espontâneo. A Casa da Música localiza-se na Rua Gonçalo de Carvalho, 22, próximo ao Shopping Total.
Série Nobres Recitais Casa da Música
Recital de piano com Guigla Katsarava (Geórgia/França)
Obras de Schumann, Liszt, Rachmaninov e Prokofiev
Dia 30 de julho, domingo, às 18h
Ingresso: valor espontâneo
Local: Rua Gonçalo de Carvalho, 22
Programa
Robert Schumann (1810-1856)
Intermezzi, op. 4
I. Allegro quasi maestoso
II. Presto a capriccio
III. Allegro marcato
IV. Allegretto semplice
V. Allegro moderato
VI. Allegro
Robert Schumann (1810-1856)/Franz Liszt (1811-1886)
Widmung
Serguei Rachmaninov (1873-1949)
Musical moment, op. 16, n. 5
Prelúdio, op. 32, n. 12
Prelúdio, op. 23, n. 2
Serguei Prokofiev (1891-1953)
Sonata n. 6, op. 82
I. Allegro moderato
II. Allegretto
III. Tempo di valzer lentissimo
IV. Vivace
Currículo
Nascido em Tbilissi, o pianista franco-georgiano Guigla Katsarava concluiu seus estudos musicais com distinção notável, completando o currículo pleno e obtendo os mais altos graus do Conservatório Tchaikovsky, em Moscou (Rússia), bem como no Franz Liszt Hochschule, de Weimar (Alemanha) e, finalmente, uma pós-graduação no Conservatoire National Supérieur de Musique et de Danse, em Paris (França).
Guigla Katsarava está em consonância com a grande tradição da escola russa de piano, embora tendo uma personalidade musical única. O lendário pianista Lazar Berman descreveu suas interpretações como sendo “sempre impregnadas com uma verdadeira compreensão de estilo”, bem como com “um toque pessoal artístico”.
Guigla Katsarava tem realizado recitais, música de câmara e com orquestra em muitos países em toda a Europa, assim como na ex-URSS, Estados Unidos, Brasil, Japão e Oriente Médio.
Entre as salas de concerto nas quais Guigla Katsarava já tocou, estão: o “Residenz” em Munique, o Teatro de Essen, a Ópera de Weimar, o “Deutsche Bank Atrium” de Berlim, o Centro de Música de Jerusalém, o “Minsk Philharmonie”, o “Tbilissi Conservatory”, o “Art Center” de Tóquio e o “Kobe Big Auditorium”. Em Paris, tocou no Cité de la Musique, na Salle Cortot etc.
Foi convidado para tocar em um grande número de festivais, tais como: “Carmel Festival” (Israel), “Europejkie Spotkania Artystyczne” (Polônia), “Bonneville Chamber Music Festival” (EUA), Festival Internacional Música no Pampa – FIMP (Brasil), Festival Música nas Montanhas (Brasil), “Radio-France Montpellier”, “Piano à Riom”, “Piano Pic”, “Saint-Omer en Musique”, “Flâneries Musicales” (Reims), “Rencontres Musicales de l’Abbaye de la Prée” (França), entre outros.
Pedagogo reconhecido e muito requisitado, Guigla Katsarava é professor titular na “Ecole Normale de Musique de Paris Alfred Cortot” e ensina também em várias masterclasses na França e no exterior.
Deixe um comentário