• Guia21
  • Assine
  • Quem somos
  • Fale conosco
  • Sul21

Guia21

Cinema, teatro, literatura, música e exposições


MENUMENU
  • Acontece em POA
  • Cinema e TV
  • Música
  • Teatro e Dança
  • Livros
  • Exposições
  • Gratuitos
  • Cursos
  • Infantil

Grupo Baxtale! toca música cigana húngara no show ‘Djelem Djelem’

junho 21, 2017 By Milton Ribeiro Deixe um comentário

Baxtale Divulgação – créditos André Paz

Interpretando um tipo de música inédito no Brasil, o grupo Baxtale! – Pesquisa Musical Romani toca 12 canções do repertório Vlach Romani Húngaro, no espetáculo “Djelem Djelem”, dia 24 de junho (sábado), a partir das 18h30min, na Biblioteca Pública do Estado (Riachuelo, 1190). Formado por Ivan Andrade (voz e violino), Laura Backes (voz), Pedro Paiva (violão), Edu Saffi (contrabaixo) e Giovanni Martinez (percussão), tem cerca de 1h30min de duração. A entrada é gratuita ou mediante contribuição espontânea.

Originário de Porto Alegre, o grupo Baxtale! – Pesquisa Musical Romani se dedica ao estudo e interpretação do repertório Vlach Romani (“Cigano”) da Hungria. A aproximação com este universo musical se dá a partir de Ivan Andrade, violinista e etnomusicólogo que, em 2008, se interessou pelos repertórios de violinistas romanis húngaros e romenos, iniciando, como autodidata, uma pesquisa sobre a cultura Romani em sentido amplo. A possibilidade de constituir o grupo se deu em abril de 2017, por meio do engajamento da produtora Lívia Biasotto e da reunião de Ivan Andrade com a cantora e músicos que se engajaram. O programa abrange Opre Phirdeme (Phabol Phabol); Muri Shej, Sabina; Keren Savorale Drom; Latchi Raty Muri Gadji; Ketri Ketri; Amari Szi Amari; Na Mangav Me Ratyia; Luma Maj; Joska Bacsi; Na Kamel Ma; Korkore Zhav Ande Kalyi Ratyi e Naszvargyaszman, Dilyargyaszman

PROJETO:

O termo Baxtale significa “afortunados”, que compõe a tradicional saudação Romani, “Te aven baxtale!” (“Que sejam afortunados”), e deriva da palavra de origem persa, “baxt”. Embora geralmente traduzido como sorte, o conceito Romani de baxt é multivalente, abrangendo uma série de noções como bom karma, prosperidade nos negócios, sucesso em alguma realização, benção, providência, graça e abundância. De acordo com o ethos Romani, todo Rom (cigano) ou Romni (cigana) é, por natureza, respectivamente, baxtalo ou baxtali. Ao eleger esse nome para o projeto, o grupo de Pesquisa Musical Romani busca valorizar este aspecto positivo que permeia a cultura Romani, o qual encontra-se presente em suas manifestações musicais. “Embora sejamos gadjos, ou seja, indivíduos de origem não Romani, o termo Baxtale expressa, no contexto de nosso grupo, um sentimento compartilhado de benção e entusiasmo pela possibilidade de experimentarmos empiricamente estas reverberações musicais, dado o respeito e admiração que nos move rumo a essa cultura”, manifestam-se seus integrantes.

O projeto se concentra no corpo de canções dos Vlach Roma, do território de fala húngara da Transilvânia. De origem rural, este repertório, possui raízes em dois gêneros principais: as khelimaski gili (canções para dançar) e as loki gili (canções lentas, de caráter lírico). Em seu contexto original, a performance de canções dava-se predominantemente de forma vocal, com acompanhamento de palmas, estalos de dedos, toques de colheres, jarros de metal e a vocalização de onomatopeias, como marcação rítmica. Dentre as referências estão os ensembles húngaros Kalyi Jag, Ando Drom e Romanyi Rota, os quais, a partir do final dos anos 1970, promoveram uma modernização do repertório Vlach Romani, por meio do uso de instrumentos como violão e bandolim. “Djelem Djelem”, o primeiro espetáculo do Baxtale! faz alusão ao hino Romani homônimo, escrito pelo Romani de origem Sérvia, Zarko Jovanovic (1925-1985).

Ao reconhecer sua trajetória como sobrevivente do Porrajmos (Holocausto Romani) e sua posição como ativista político no Primeiro Congresso Romani, ocorrido em 1971 em Londres, o coletivo situa este trabalho de forma atenta e respeitosa aos momentos de dificuldade que ao longo da história do povo Romani enfrentou, em diversos sentidos e contextos, como desafio à sua sobrevivência. O objetivo é que, por meio deste projeto, os gadjos possam não apenas chegar a uma compreensão mais abrangente quanto a beleza da cultura Romani, mas, principalmente, sensibilizar-se pela história de resistência deste povo. “Finalmente, esperamos que, por meio das músicas por nós interpretadas, os Romanis possam ser tocados por nossa sincera admiração, seja qual for o lugar desde onde nos escutarem”, declaram.

FICHA TÉCNICA:
Pesquisa e Direção Artística: Ivan Andrade
Produção Executiva: Lívia Biasotto
Músicos: Laura Backes (voz), Ivan Andrade (violino e voz), Pedro Paiva (violão), Edu Saffi (contrabaixo acústico) E Giovanni Martinez (percussão

SERVIÇO:
Espetáculo ‘Djelem Djelem’ :
Dia: 24 de junho de 2017 (sábado)
Hora: 18h30min
Local: Salão Mourisco – Biblioteca Pública do Estado (Riachuelo, 1190).
Contato: Facebook:​ Baxtale – Pesquisa Musical Romani; Instragram:​ baxtalemuzika; fones:​ (51) 99842.6198/(51) 99262.5065 e e-mails​: baxtale.muzika@gmail.com/liviabias@gmail.com.
Entrada franca/contribuição espontânea.

Arquivado em: Música

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Acontece em Poa

Festival Cuida Natura fomenta cuidado com meio ambiente e inclusão social pela arte e cultura

2ª temporada da websérie ‘Confessionário – Relatos de Casa’ estreia nesta segunda (22)

Secretaria de Cultura retoma atendimentos presenciais em parte dos espaços culturais de Porto Alegre

Publicidade

Teatro e dança

Em formato online, Mostra de Dança e Teatro de Origem Africana chega à 9ª edição

A Casa de Teatro de Porto Alegre apresenta “Ensaios Intermitentes”

Arte como Ciência apresenta entrevista com Jessé Oliveira sobre Teatro Negro no RS

Exposições

Cláudia Sperb marca 30 anos de arte com exposição na Fundação Ecarta  

Espaço 900 recebe ‘Pop-Mosaïque’, série de mosaicos de Guto Villaverde

Mostra ‘Obras aleatórias de uma pandemia: exposições imprevistas’ acontece no Espaço 900

Publicidade

Infantil

Fundação Iberê oferece Colônia de Férias em julho

Orquestra de Brinquedos faz curta temporada em Porto Alegre, em julho, no São Pedro

Projeto Discriminação

http://aprs.org.br/projeto-discriminacao/

Sobre o Guia21

Todas as semanas, o Sul21 traz indicações de filmes, peças de teatro, exposições e música para seus leitores.

Não se trata de uma programação completa, mas de recomendações dos melhores espetáculos que assistimos.

O critério é a qualidade. Se você tiver sugestões sobre o formato e conteúdo de nosso guia, por favor, comente. Boa semana!

Últimas publicações

  • Em formato online, Mostra de Dança e Teatro de Origem Africana chega à 9ª edição
  • Festival Cuida Natura fomenta cuidado com meio ambiente e inclusão social pela arte e cultura
  • Projeto resgata a história e a arte de mulheres negras gaúchas no cinema
  • Márcia Barbosa apresenta um livro repleto de poesia urgente

Buscar no Guia21

Copyright © 2025 · Magazine Pro Theme On Genesis Framework · WordPress · Login