Final Nacional do Festival da Canção Aliança Francesa tem transmissão on-line nesta quinta (26)
Na quinta-feira, dia 26 de novembro, às 19 horas, sete candidatos de todo o Brasil disputam a Final Nacional do Festival da Canção Aliança Francesa. O evento será transmitido pelo Facebook e YouTube da Aliança Francesa Brasil e da Aliança Francesa Porto Alegre. Os candidatos foram escolhidos em acirradas disputas regionais nas cidades de Aracaju, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo.
A vencedora da etapa Rio Grande do Sul promovida pela AFPOA foi Júlia Reis, que interpretou a música Je vole, do francês Michel Sardou, na versão de Louane Emera. Na final regional, a cantora ganhou uma viagem a Paris, uma bolsa de um ano de francês na Aliança Francesa Porto Alegre e quatro horas de gravação da canção vencedora no estúdio Audio Porto. Ela representa o estado na final nacional e concorre com os outros seis finalistas a uma viagem de uma semana a Paris, com bilhetes Air France.
A apresentação da final virtual será de Juliano Barreto, de Porto Alegre (RS). O cantor foi o vencedor da Final Nacional em 2019, interpretando a canção Elle Me Dit, de Ben l’Oncle Soul, dando a vitória pelo terceiro ano consecutivo ao RS na etapa nacional do evento. Além de Juliano, já ganharam o primeiro lugar na premiação as gaúchas Hevelyn Costa (2012), Kézia Borges (2017) e Nina Rouge (2018).
Os finalistas
Os finalistas da Final Nacional do Festival da Canção Aliança Francesa 2020 e as músicas que vão interpretar são:
Clari (Rio de Janeiro): Voyage Voyage – Desireless
Danille Avellada (Curitiba): Hymne à l’amour – Marguerite Monnot
Gui Moscardini (São Paulo): Tous Les Mêmes – Stromae
Isadora Pina – (Brasília): A Coup de Rêves – Ben L’Oncle Soul
Júlia Reis (Porto Alegre): Je Vole – Michel Sardou (versão Louane Emera)
Laís Lacôrte (Belo Horizonte): Carmen – Stromae
Maria (Aracaju): Papaoutai – Stromae
Júri
Em 2020, o júri da grande final é formado pelo diretor artístico Andre Heller-Lopes; pelo produtor cultural Flavio Scubi; pela cantora Juliette Bossé, do duo belga Rive; pela cantora carioca Letrux; e pelo cantor francês Séverin. Os jurados vão avaliar afinação, ritmo, interpretação, postura cênica e pronúncia dos candidatos.
O Festival
Em 2020, a Aliança Francesa completa 135 anos de presença no Brasil e 75 anos em Porto Alegre. Para além do ensino de idioma, oferece um rico leque de atividades culturais. A língua francesa está, naturalmente, no centro de sua programação, e é a língua francesa que é celebrada por meio do Festival da Canção Aliança Francesa.
O Festival da Canção Francesa surgiu em 2008, por iniciativa da Aliança Francesa Porto Alegre. Devido ao grande sucesso, o evento tornou-se uma referência em matéria de música contemporânea francesa e francófona no país e passou a acontecer em escala nacional. Adotado pela rede de Alianças Francesas de todo o Brasil, conta com semifinais regionais e uma grande final, normalmente sediada em uma cidade diferente a cada ano. Em 2019, o festival foi renomeado para Festival da Canção Aliança Francesa, com a intenção valorizar a diversidade cultural existente por trás da língua francesa, integrando músicas de países francófonos da África, da América e da Europa.