Festival Beethoven celebra a obra do compositor alemão

Foto: Isabela Lima

Evento: Festival Beethoven
Realização: Universidade de Caxias do Sul e Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Programação

Concerto

11 de agosto, sexta

20h30: Concerto de abertura com a Orquestra Sinfônica da UCS. Regente: Manfredo Schmiedt. Solista: Victor Rosenbaum (EUA) — piano

Local: Theatro São Pedro (Praça Marechal Deodoro, sem número — Centro Histórico, Porto Alegre)

Ingressos: na bilheteria do Theatro São Pedro, de segunda a sexta, das 13 às 21h. Valores: R$ 20,00 (galeria), R$30,00 (camarote lateral), R$40,00 (camarote central) e R$50,00 (plateia). Desconto de 50% para seniores, estudantes e titulares do cartão Clube do Assinante de Zero Hora

Recitais

12 de agosto, sábado

16h30: Recital com Felipe Avellar de Aquivo (violoncelo) e Cristina Capparelli (piano)

Local: Auditorium Tasso Corrêa do Instituto de Artes da UFRGS (Rua Senhor dos Passos, 248, primeiro andar — Centro Histórico, Porto Alegre)

Ingresso: ENTRADA FRANCA

13 de agosto, domingo

16h30: Recital de piano com Victor Rosenbaum (EUA)

Local: Auditorium Tasso Corrêa do Instituto de Artes da UFRGS (Rua Senhor dos Passos, 248, primeiro andar — Centro Histórico, Porto Alegre)

Ingresso: ENTRADA FRANCA

16 de agosto, quarta

19h30: Recital de Música de Câmara com Victor Rosenbaum (piano), Felipe Avellar de Aquino (violoncelo) e Fredi Gerling (violino)

Local: Auditorium Tasso Corrêa do Instituto de Artes da UFRGS (Rua Senhor dos Passos, 248, primeiro andar — Centro Histórico, Porto Alegre)

Ingresso: ENTRADA FRANCA

De 11 a 16 de agosto, acontece em Porto Alegre o Festival Beethoven, ciclo de apresentações musicais dedicados à obra do compositor alemão Ludwig van Beethoven. O Festival Beethoven abre no dia 11 de agosto, sexta, às 20h30, no Theatro São Pedro, com o Concerto em Comemoração aos 50 anos da Universidade de Caxias do Sul. A Orquestra Sinfônica da Universidade de Caxias do Sul apresenta-se sob a regência do Maestro Manfredo Schmiedt e com a participação do pianista estadunidense Victor Rosenbaum. No programa do concerto, o Concerto para piano nº 3 em Dó menor, op. 37 e a célebre Quinta Sinfonia de Beethoven. Ingressos para o concerto da Orquestra Sinfônica da UCS estão à venda na bilheteria do Theatro São Pedro.

No dia 12 de agosto, sábado, às 16h30, acontece no Instituto de Artes da UFRGS recital gratuito com Felipe Avellar de Aquivo (violoncelo) e Cristina Capparelli (piano). No programa, a Sonata em Ré maior para piano e violoncelo, op. 102, nº 2 de Beethoven e obras de Claude Debussy e Sergei Rachmaninoff.

No domingo, 13 de agosto, às 16h30, o pianista norte-americano Victor Rosenbaum interpreta as seguintes composições de Beethoven: a Sonata para piano nº 12, op. 26, as Seis Bagatelas, op. 126, o Rondó em Dó maior, op. 51, nº 1, e a Sonata para piano nº 31 em lá bemol maior, op. 110. O recital de piano de Victor Rosenbaum acontece no IA/UFRGS e tem entrada franca.

O recital gratuito que encerra a programação do Festival Beethoven acontece no IA/UFRGS no dia 16 de agosto, quarta. Neste recital, os músicos Victor Rosenbaum (piano), Felipe Avellar de Aquino (violoncelo) e Fredi Gerling (violino) interpretam a Sonata op.12 nº 1 em Ré maior, a Sonata op. 96 em Sol maior e o Trio para piano, violino e violoncelo op. 97 em Si bemol maior.

Victor Rosenbaum

O pianista estadunidense Victor Rosenbaum se apresentou como solista e camerista nos Estados Unidos, Europa, Ásia, Israel e Rússia, em salas como a Trully Hall em Nova Iorque, a Hermitage em São Petesburgo, Rússia, e nas cidades de Chicago, Tóquio, São Petesburgo, Tel Aviv, Jerusalém e Viena. No Brasil, apresentou-se duas vezes como solista com a Orquestra do Theatro São Pedro, em Porto Alegre.

Rosenbaum colaborou com diversos artistas, entre eles Arnold Steinhardt (primeiro violinista do Quarteto Guarnieri), Robert Mann (do Quarteto Juilliard), Joseph Silverstein, Malcolm Lowe (spalla da Sinfônica de de Boston) e com os quartetos de cordas de Brentano e Cleveland. Participou também de diversos festivais, tais como Tanglewood, Rockport Chamber Music Festival, Kfar Blum e Tel Hai (em Israel), Yellow Barn, Kneisel Hall (Blue Hill), Musicorda, Masters de Pontlevoy (França), Instituto Heifetz, International Keyboard Institute and Festival em Nova Iorque, International Musik Seminar em Viena, e o Bowdoin International Music Festival.

É professor do New England Conservatory desde 1967, tanto no departamento de Piano quanto no de Música de Câmara. Rosenbaum também leciona no Mannes College of Music, em Nova Iorque, e realizou masterclasses na London Royal Academy of Music, Royal College of Music, Guildhall School, conservatórios de São Petersburgo e Moscow, Menuhin School, Toho School em Tóquio, Beijing Central Conservatory e Jerusalem Music Center. Foi professor visitante na Eastman School, Juilliard School of Music, e já ministrou palestras, workshops e masterclasses para grupos de professores e escolas nos Estados Unidos e em outros países. Durante seu mandato como diretor e presidente da Longy School of Music entre 1985 e 2001, a escola estabeleceu um conservatório internacionalmente reconhecido a expandiu enormemente seus programas comunitários e de performance.

Aluno de Elizabeth Brock e Martin Marks em sua cidade natal Indianopolis, Rosenbaum posteriormente estudou com Rosina Lhevinne no Aspen Festival e com Leonard Shure nas universidades de Brandeis e Princeton, nas quais estudou também teoria e composição. Ao longo dos anos, também atuou como regente. Gravou discos muito bem conceituados de Schubert pela Bridge Records, assim como as três últimas sonatas para piano de Beethoven, registro que entrou na lista das dez melhores gravações clássicas de 2005 pelo crítico americano Alan Becker. Gravou também três discos pelo selo Fleur de Son, com obras de Schubert e Mozart. (Tradução: Fernando Rauber Gonçalves – Pianista da OSUCS)

Felipe Avellar de Aquino

O violoncelista paraibano Felipe Avellar de Aquino obteve sua formação musical no Brasil e nos Estados Unidos. É formado em música pela Universidade Federal da Paraíba e tem Mestrado (violoncelo/performance) na Louisiana State University. Estudou na renomada Eastman School of Music (University of Rochester – Nova York), onde obteve o título de Doutor em Artes Musicais (DMA – violoncelo/performance). Dentre seus professores incluem-se Alan Harris, Marcy Rosen (de quem foi assistente), Dennis Parker e Nelson Campos. Além disso, tocou nas masterclasses dos violoncelistas Janos Starker, Aldo Parisot, Antônio Meneses e Ronald Leonard.

Aquino é solista e recitalista, tendo tocado concertos sob a regência de Osvaldo D’Amore, Elena Herrera, Akira Mori, Eugene Egan, J. Alberto Kaplan, Carlos Veiga e Wolfgang Groth. Como camerista, foi membro do Quarteto Cord’Art, no Brasil, e do Artesan String Quartet, nos EUA. Já se apresentou em diversas capitais brasileiras, como também na Argentina, Itália, EUA e Canadá. Nesta trajetória, destacam-se o concerto de Gala no Palácio do Itamaraty, em Brasília, em evento promovido pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil e pela Embaixada do Canadá, além de concertos em Festivais de música na Itália, nas cidades de Gênova, Savona e Santa Margherita Ligure. Recentemente realizou turnê com o Trio Tardiff-Avellar-Martins, tendo se apresentado em universidades como UFPB, UFAL, UniRio e UFRJ. Além disso, dirigiu e organizou o 1º Festival Internacional de Música de Câmara PPGM-UFPB realizado em julho passado.

Atualmente é professor titular do Departamento de Música da Universidade Federal da Paraíba, aonde leciona Violoncelo e Música de Câmara. Site de Felipe Avellar de Aquino: www.felipecello.homestead.com.