• Guia21
  • Assine
  • Quem somos
  • Fale conosco
  • Sul21

Guia21

Cinema, teatro, literatura, música e exposições


MENUMENU
  • Acontece em POA
  • Cinema e TV
  • Música
  • Teatro e Dança
  • Livros
  • Exposições
  • Gratuitos
  • Cursos
  • Infantil

Espetáculo da Orquestra de Câmara Theatro São Pedro marca abertura da 11ª Bienal do Mercosul

março 23, 2017 By Milton Ribeiro Deixe um comentário

| Foto: Carolina Zogbi

A Bienal do Mercosul está desembarcando em Porto Alegre! Um grandioso espetáculo com a Orquestra de Câmara Theatro São Pedro e convidados abre os trabalhos no dia 26 de março, na escadaria da Igreja Nossa Senhora das Dores. Pela primeira vez na história de nossas Bienais, será oferecida uma programação cultural e educativa contínua, com o objetivo de aprofundar a discussão sobre o seu tema central e desdobramentos em outras áreas da cultura. Da mesma forma, serão feitas ações educativas, para que o público conheça o tema da Bienal, os artistas e obras que serão expostas, para assim desfrutar melhor da mostra que começará em abril de 2018.

Para inaugurar as atividades culturais permanentes a Orquestra de Câmara Theatro São Pedro vai receber a Banda Municipal de Porto Alegre, o coro jovem da escola da OSPA, Ìliú Akin e Grupo Ìbejí (com percussão e dança nigeriana) e solistas renomados: a pianista Olinda Allessandrini, Carllitos Magallanes com seu bandoneon e o cantor Nei Lisboa. No repertório estão obras de Chico Buarque, Ary Barroso, Carlos Gomes, Villa- Lobos, Astor Piazolla, Roger Waters e outros. Durante o espetáculo serão projetadas, na fachada da igreja, imagens selecionadas especialmente para as temáticas criadas, como a “Biblioteca do Infinito”, da argentina Patricia Linenberg; “Faces do Triângulo”, de Leopoldo Plentz e Fernando Bueno; “América de Zorávia”, que homenageia a artista gaúcha Zorávia Bettiol, criada por Gilberto Perin; uma seleção de trabalhos de artistas gaúchos, feita por Paulo Amaral, diretor do MARGS e uma retrospectiva das Bienais do Mercosul, organizada por Jose Francisco Alves.

O evento terá o apoio do Comando Militar do Sul, que vai recepcionar os convidados com os “Lanceiros do Regimento Osório, cuja Banda executará o Hino Nacional ao início e o Hino Rio-grandense ao final do espetáculo. Haverá uma benção ecumênica feita pelo padre Luis Carlos Almeida. O espetáculo será uma celebração popular aberta ao público, na igreja mais antiga da cidade, proporcionando uma experiência inesquecível e mostrando que “O triângulo do Atlântico” é feito por todos nós.

No cronograma das atividades culturais permanentes estão simpósios, seminários, conferências, exposições, oficinas com crianças e adultos, encontros educativos para iniciantes e especialistas em arte e concertos. As atividades serão mensais e com entrada franca.

A Bienal do Mercosul:

“O triângulo do Atlântico” é o tema escolhido para esta Bienal do Mercosul. Ele faz referência às origens do povo gaúcho, resultado da mistura de raças, credos e culturas da Europa, África e da América do Sul, influenciando também na arte contemporânea. O continente africano ganhará destaque.

O objetivo do presidente da Fundação Bienal das Artes Visuais do Mercosul, Gilberto Schwartsmann, é unir todas as áreas da arte: música, cinema, teatro, exposições e incentivar a participação de artistas locais. Grande parte da programação será na rua, em praças, com o objetivo de desacelerar quem passa apressado e convidar para a arte trazida pela mostra. As exposições, que têm curadoria do artista alemão Alfons Hug acontecem entre abril e junho de 2018, mas as atividades culturais permanentes começam neste mês.

A programação do “triângulo do Atlântico” abrange as áreas da filosofia, história, música, arquitetura, direito e a medicina. Aspectos de inclusão social vão ganhar destaque, como o acesso à educação e à cultura por minorias raciais, população de baixa renda e pessoas com deficiência. A arte também será acessível: algumas obras serão feitas com texturas especiais, alto relevo e linguagem braile, assim como a transmissão virtual através do site para qualquer instituição ou interessados em conferir os trabalhos, incluindo universidades estrangeiras. Esta Bienal tem como meta ser a mais internacional de todas, pois vai contar com a participação de muitos artistas e personalidades vindos de fora do país. Outro destaque é a iniciativa inédita de preparar estudantes de ensino fundamental e médio para as exposições, discutindo o tema, artistas e obras da Bienal em sala de aula com os professores, além de atividades lúdicas, como pinturas em praças da cidade.

ABERTURA DAS ATIVIDADES CULTURAIS PERMANTES DA 11ª BIENAL:

QUANDO: 26 de março, domingo.
ONDE: escadaria da Igreja das Dores (Rua dos Andradas, 387 – Centro, Porto Alegre)
HORÁRIO: às 20h.
ENTRADA FRANCA
Em caso de chuva o espetáculo será realizado dentro da igreja.

Arquivado em: Música

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Acontece em Poa

Festival Cuida Natura fomenta cuidado com meio ambiente e inclusão social pela arte e cultura

2ª temporada da websérie ‘Confessionário – Relatos de Casa’ estreia nesta segunda (22)

Secretaria de Cultura retoma atendimentos presenciais em parte dos espaços culturais de Porto Alegre

Publicidade

Teatro e dança

Em formato online, Mostra de Dança e Teatro de Origem Africana chega à 9ª edição

A Casa de Teatro de Porto Alegre apresenta “Ensaios Intermitentes”

Arte como Ciência apresenta entrevista com Jessé Oliveira sobre Teatro Negro no RS

Exposições

Cláudia Sperb marca 30 anos de arte com exposição na Fundação Ecarta  

Espaço 900 recebe ‘Pop-Mosaïque’, série de mosaicos de Guto Villaverde

Mostra ‘Obras aleatórias de uma pandemia: exposições imprevistas’ acontece no Espaço 900

Publicidade

Infantil

Fundação Iberê oferece Colônia de Férias em julho

Orquestra de Brinquedos faz curta temporada em Porto Alegre, em julho, no São Pedro

Projeto Discriminação

http://aprs.org.br/projeto-discriminacao/

Sobre o Guia21

Todas as semanas, o Sul21 traz indicações de filmes, peças de teatro, exposições e música para seus leitores.

Não se trata de uma programação completa, mas de recomendações dos melhores espetáculos que assistimos.

O critério é a qualidade. Se você tiver sugestões sobre o formato e conteúdo de nosso guia, por favor, comente. Boa semana!

Últimas publicações

  • Em formato online, Mostra de Dança e Teatro de Origem Africana chega à 9ª edição
  • Festival Cuida Natura fomenta cuidado com meio ambiente e inclusão social pela arte e cultura
  • Projeto resgata a história e a arte de mulheres negras gaúchas no cinema
  • Márcia Barbosa apresenta um livro repleto de poesia urgente

Buscar no Guia21

Copyright © 2025 · Magazine Pro Theme On Genesis Framework · WordPress · Login