Escola de Música da Ospa promove concerto gratuito de sua Banda Sinfônica (23)
Na próxima terça-feira, dia 23 de outubro, a Banda Sinfônica da Escola de Música da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre – Conservatório Pablo Komlós realiza uma apresentação especial na Casa da Música da Ospa. A partir das 19h, o grupo, criado neste ano e formado por estudantes de instrumentos de sopro e percussão, interpreta peças de compositores como Edu Lobo e Ivan Lins, além de realizar a estreia mundial de uma obra de Diego Faskner Silveira. O tubista da orquestra Whilton Matos é o regente da noite. A entrada é franca.
A Casa da Música da Ospa fica no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Av. Borges de Medeiros, 1501 – Centro).
Saiba mais sobre Wilthon Matos: Iniciou seus estudos musicais em uma das igrejas evangélicas de Belém do Pará e integrou a Banda de Música da Universidade Federal do Pará. Ingressou no Conservatório Carlos Gomes e, depois, no Bacharelado em Música, com habilitação em tuba, da Universidade Estadual do Pará. Foi, por dez anos, tubista da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz e da Amazônia Jazz Band. Em 1999, participou dos Novos Talentos Brasileiros no Rio de Janeiro, pela Orquestra Sinfônica Brasileira, obtendo o Prêmio Revelação, Melhor Jovem Tubista Brasileiro e ficando em quarto lugar no concurso. Foi professor de tuba e euphonium do Instituto Estadual Carlos Gomes. Em 2004, foi aprovado no concurso da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro em primeiro lugar para a vaga de tuba. Em 2006, foi segundo lugar no concurso da Ospa, onde atualmente é tubista solista. É professor do Conservatório Pablo Komlós.
A Escola de Música da Ospa: Fundada em 1972, a Escola da Ospa, atualmente coordenada por Diego Grendene, cumpre função fundamental para o fomento cultural no Rio Grande do Sul. Promove formação musical gratuita, voltada para músicos de orquestra, oferecendo oportunidade de profissionalização na área. Grande parte dos instrumentistas que hoje integram a Ospa estudaram na instituição, bem como muitos músicos que atuam em outras orquestras ou nas mais diferentes áreas da música, no Brasil e no exterior. O conservatório conta com grupos orquestrais e com um coral, e mantém projetos como o “Escola da Ospa na Comunidade” e o “Recitais na Biblioteca”.
Mais informações em www.ospa.org.br.