Elias Barboza lança disco ‘Luminoso’ em show na BPE com João Vicente

No dia 14 de novembro (terça-feira), às 19h, dentro do projeto Chapéu Acústico, Elias Barboza (bandolim) dará uma prévia de seu disco “Luminoso”, a ser lançado em 2018, em show na Biblioteca Pública do Estado (BPE) com João Vicente (violão 7 cordas). A dupla, além de uma parceria musical, mantém uma grande amizade, e na ocasião apresentará pérolas do choro e do instrumental brasileiro, em composições de Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Radamés Gnatalli e do próprio Elias. A entrada se da mediante contribuição espontânea.

Foto: Rodrigo Blum

Natural de Porto Alegre, Elias é músico, bandolinista, educador musical e compositor. Possui um sólido trabalho na área do choro brasileiro, na qual já compôs mais de 200 músicas dentre choros, valsas, polcas e maxixes. Em 2012 lançou seu primeiro disco, “Puro Sentimento”, junto com o Regional Ponto a Ponto, grupo que fundou em 2011, no show que contou com a presença do célebre pandeirista Jorginho do Pandeiro, líder do Conjunto Época de Ouro, fundado por Jacob do Bandolim. Pelo trabalho, trabalho, foi indicado a quatro categorias no Prêmio Açorianos de Música neste ano.

Em 2014 foi ganhador na 28ª Moenda da Canção, na categoria instrumental, com seu choro “Luminoso”, interpretado pelo seu grupo, Elias Barboza Quinteto. No mesmo ano Elias Barboza foi solista da Orquestra da Ulbra, solando a Suíte “Retratos”, de Radamés Gnatalli, sob a regência e Tiago Flores. Em 2015 fez participação especial no show ”Intimo”, no StudioClio, do violonista e concertista internacional, Yamandu Costa. Também foi solista do concerto “Choro na Pauta”, com a Orquestra Filarmônica da PUC, sob regência de Marcio Buzatto e da Orquestra da Unisinos; além de estreiar o show “Elias Barboza Quinteto”, em Porto Alegre, com a Temporada do Choro, evento no qual foi curador.

Iniciou 2016 fazendo show do Quinteto no Café Fon Fon; solou a Suíte “Retratos” ao lado de João Vicente Macedo, Fabio Azevedo e Orquestra Unisinos Anchieta, sob regência de Evantro Matté, no Festival Internacional Sesc de Música de Pelotas; solou ao lado de Augusto Britto o “Concerto em Sol Maior” de Vivaldi, com Orquestra da Ulbra, sob regência de Tiago Flores e recebeu um concerto em sua homenagem, a “Suite Concertante”, de Dimitri Cervo, que estreiou com a Orquestra da PUC, sob a batuta de  Buzatto. Com Elias Barboza Quinteto tocou na Noite dos Museus, evento da Tocha Olímpica, Brilha Porto Alegre e em novembro fez a primeira sessão do disco “Luminoso” com Elias Barboza Quinteto formado por Elias Barboza (bandolim, violão tenor, composições e arranjos), Fabio Azevedo (cavaquinho), João Vicente (violão sete cordas), Fernando Sessé  (percussões) e Matheus Kleber (acordeon e teclado).

Em 2017 iniciou com sua nomeação para professor da Oficina de Choro do Santander Cultural, coordenada por Mathias Pinto, e conduzida com  Samuca do Acordeon, Guilherme Sanches, Alexandre Susin, Lucian Krolow e Monica Kern. Além disso, Elias está produzindo o disco da cantora Ju Rosenthal, do compositor Adilson Rodrigueiro e continua ministrando suas aulas na Espaço Arte Musical, além de estar voltado para o lançamento de “Luminoso”, com Elias Barboza Quinteto e diversas participações especiais.

Chapéu Acústico

Idealizado pelo fotógrafo e produtor Marcos Monteiro, o projeto vem, desde setembro de 2016, movimentando o Salão Mourisco da BPE – instituição da Secretaria da Cultura, Turismo, Esportes e Lazer (Sedactel) – com performances de grandes nomes do cenário musical gaúcho, entre instrumentistas de formação jazzística e cantores (as). A ideia surgiu da vontade de desenvolver atividades musicais sem depender de verba pública ou privada, com a parceria de artistas destes profissionais, dispostos a movimentar a cena artística. A ação se dá sem cobrança de ingressos, usando o chapéu como forma de arrecadação.

Serviço:
Dia: 14 de novembro de 2017 (terça-feira).
Hora: 19h
Local: Biblioteca Pública do Estado/BPE (Riachuelo, 1190)
Contato: Com o produtor Marcos Monteiro (telefones 3013-2236 e 9935-0608 e e-mail duearth@terra.com.br).
Contribuição espontânea.