Ecarta Musical promove encontro sobre etnomusicologia

| Foto: Arquivo Pessoal

Na quinta-feira (04.05), o projeto Ecarta Musical traz o mestre em etnomusicologia, Ivan Andrade, para uma palestra sobre etnologia e mulheres indígenas, a música na Argentina e a etnomusicologia. Andrade realizou uma pesquisa, fundamentada a partir do método de etnografia, realizada durante três anos na comunidade indígena de Amaicha del Valle, em Tucumán, no noroeste argentino.

A ideia do encontro, que acontecerá às 19h, é discutir e trazer novas perspectivas acerca das práticas sonoras vocais de coplas, que são uma forma poética herdada dos espanhóis que na prática são improvisadas nas performances, e superar antigas perspectivas sobre estes cantos como objetos-classificáveis, assumindo uma aproximação aos mesmos com o entendimento de sua condição incorporada e vivida.

Ao reconhecer a existência de epistemologias próprias, acionadas pelas mulheres indígenas estudadas na pesquisa, Andrade, que também é bacharel em violino, buscou uma simetrização entre nossas etnomusicologias, considerando-as como teóricas amaicheñas-calchaquíes. “Entendida a importância da produção de corporalidades distintivas em suas performances, acionei o conceito de corpo coplero, uma ferramenta para a tradução de um conjunto de práticas empíricas, que realça as capacidades destas mulheres cantoras em estabelecer relações afetivas no âmbito de um território sócio-cosmológico pachamâmico”, explica. A recuperação dos corpos e as perspectivas que formam suas vozes, ressoa no estudo e convida para a experimentação de novas formas de escutar o mundo.

A palestra e dirigida para quem tem curiosidade, além de professores, acadêmicos, músicos e estudantes. As inscrições podem ser realizadas pelo link: goo.gl/TUHPQb