No dia 3 de setembro, no Santander Cultural, às 17h, ocorrerá a apresentação do Tavares-Coser Duo, formado por Francisco Cóser e pelo pianista João Tavares Filho. O recital incluirá obras de Tartini, Brahms, Schubert e da jovem compositora americana Stephanie Ann Boyd. Maiores informações do recital podem ser encontradas no link: https://www.facebook.com/events/110629439647845/
O duo divide os palcos desde 2014, e já tocaram recitais no Brasil, Europa e EUA.
O programa:
— Tartini, G.: Sonata em Sol Menor, Bg 5 “Trinado do Diabo” (F. Kreisler cadenza)
— Brahms, J.: Sonata N. 2 em Lá Maior para Piano e Violino, Op. 100
— Boyd, S.: Nostrorbis para Violino Solo
— Schubert, F.: Fantasia em Dó Maior, D. 934
.oOo.
Francisco Cóser foi aluno do professor Dr. Marcello Gurchfeld por muitos anos (de 2003-2010) e saiu do Brasil com 18 anos para cursar a graduação no Chicago College of Performing Arts, com bolsa de performance, na classe do professor e solista Yang Liu. Em 2014, Francisco mudou-se para Londres, onde cursou o Mestrado na Royal Academy of Music em Londres, na classe do renomado professor Hu Kun. Na Academy, além da bolsa de entrada, foi premiado com a Bolsa Santander Universities UK pela performance durante o primeiro ano de curso, e recebeu o 4º lugar na competição interna “David Martin/Florence Hooton” para concerto para violino e/ou cello, e 2º lugar na competição interna “Winifred Small” para violino solo, também teve a oportunidade de ter aula particular com Maxim Vengerov, organizada pela escola. Francisco se terminou o mestrado com “Distinção”. Mais recentemente recebeu o prêmio de 2º lugar na categoria Senior da Grand Prize Virtuoso – Vienna.
João Tavares Filho, original de Quaraí, após se formar no Conservatório Miguel Lecueder no Uruguai iniciou a sua graduação na UFSM. Pouco tempo depois se mudou para Roma, onde foi aluno de Roberto Cappello, Massimiliano Scatena, atualmente termina a graduação estuda com Alessandra Torchiani no Conservatorio di Musica di Santa Cecilia. Participou de masterclasses com pianistas renomados como: Bruno Canino, Roberto Capello, Cristina Ortiz e Aldona Brudewicz. João recebeu diversos prêmios, incluindo, dentre eles: “IV Concorso Pianistico Andrea Baldi”, Open Session 2013 da “Accademia Filarmonica Romana e o “International Music Competition for Youth Dinu Lipatti”. Foi contemplado com o Prêmio FUNARTE de concertos didáticos 2014 com o Projeto “Cantando o Brasil e também com o Prêmio “Comunica Diversidade” da Fundação Universitária José Bonifácio com o Projeto “Do Pampa ao Piano”.
Deixe um comentário