Domingo (29), a Casa da Música terá recital da violinista Brigitta Calloni e da pianista Liliana Michelsen

Duo apresentará obras de Tartini, Schubert e Gaubert

No domingo, 29 de outubro, às 19h, a violinista Brigitta Calloni e a pianista Liliana Michelsen apresentam um recital dentro da série Nobres Recitais, promovida pela Casa da Música. Ambas as musicistas estão retornando ao Brasil, após vários anos morando na Alemanha. Essa é a oitava apresentação do ano da série Nobres Recitais. O valor do ingresso é espontâneo. A Casa da Música localiza-se na Rua Gonçalo de Carvalho, 22, próximo ao Shopping Total.

Série Nobres Recitais Casa da Música
Recital com Brigitta Calloni (violino) e Liliana Michelsen (piano)
Dia 29 de outubro, domingo, às 19h
Ingresso: valor espontâneo
Obras de Tartini, Schubert e Gaubert
Local: Rua Gonçalo de Carvalho, 22

Programa
Giuseppe Tartini (1692-1770)
Sonata para violino em sol menor, “Didone abbandonata”
Franz Schubert (1797-1828)
Introdução, Tema e Variações sobre “Trockne Blumen”
Philippe Gaubert (1879-1941)
Sonata para violino e piano

Brigitta Calloni, violino

Brigitta Calloni é natural de Porto Alegre, onde iniciou seus estudos de violino aos cinco anos. Foi aluna de Marcello Guerchfeld e Fredi Gerling na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde cursou o bacharelado em violino. Seguiu seus estudos em Salzburg, Áustria, concluindo o bacharelado com distinção na Universidade Mozerteum, sob a orientação de Lavard Skou-Larsen. Neste período, integrou a orquestra de câmara Salzburg Chamber Soloists, com a qual realizou diversas turnês pela Europa, Estados Unidos e América do Sul. Participou também de concertos da orquestra Deutsche Kammerakademie Neuss am Rhein. Depois, cursou o mestrado com o violinista Dmitri Berlinsky na Michigan State University. Nos EUA foi integrante das orquestras sinfônicas de Flint, West Michigan e Lansing, participando também de concertos com outras orquestras da região de Michigan, bem como nas orquestras de câmara International Chamber Soloists e Ad Libitum. De 2011 a 2014, integrou a Orquestra Sinfônica Brasileira. Atualmente está de volta a Porto Alegre, é integrante da Orquestra Unisinos Anchieta e violinista concursada da Ospa.  Ao longo dos anos apresentou-se em numerosos recitais de música de câmara com variadas formações, tanto no Brasil como no exterior.

Liliana Michelsen de Andrade, pianista

Liliana Michelsen de Andrade, pianista nascida no estado do Rio de Janeiro, recebeu sua educação musical inicial no Rio Grande do Sul. Foi orientada em seus estudos formais por Maly Weisenblum (Bacharelado em Musica da UFRGS), pela Dra. Cristina Capparelli Gerling (Mestrado em Música na mesma instituição) e posteriormente, na Alemanha, pelo Prof. Marcelo Amaral (Mestrado em Correpetição na Hochschule für Musik Nürnberg). Em formação complementar através de masterclasses de piano solo, foi aluna de Wolfgang Manz, Victor Rosenbaum, Jean Louis Steuerman, Dalia Oziel, Richard Bishop, Emmanuel Strosser, entre muitos outros. Na sua primeira etapa de estudos ainda no Brasil, participou de festivais como o Festival Internacional de Campos do Jordão e o Festival de Inverno de Nova Petrópolis. Na Alemanha, foi orientada dentro da área de Liedgestaltung pelo Prof. Marcelo Amaral e Prof. Helmut Deutsch, com formação complementar de Janine Bächler e Prof. Robert Holl. Trabalhou como correpetidora de canto no Leopold-Mozart-Zentrum da Augsburg Universität (Alemanha) a partir de 2010. Na Hochschule für Musik Nürnberg, foi docente de correpetição a partir de 2011, sendo a correpetidora da classe de flauta de Marcos Fregnani, correpetidora vocal solo do departamento de canto, pianista assistente das classes de Iride Martinez, Prof. Johannes Mannov, Prof. Elisabeth Kovacz e Prof. Susanne Kelling, e também foi pianista colaboradora das classes dos Prof. Siegfried Jerusalem, Prof. Jan Hammar, entre outros. Foi pianista assistente de masterclasses de canto ministradas pelo Prof. Frieder Bernius, Prof. Ulricke Sonntag, Prof. Konrad Jarnot, e masterclass de Flauta de Karl-Heinz Schütz. Participou das edições de 2014 e 2015 como artista convidada do Internationales Kammermusikfestival Nürnberg. Durante seu período vivendo na cidade de Nürnberg e além de suas atividades como docente na Hochschule für Musik Nürnberg, dedicou-se a duos com diversos cantores com repertório de música de câmara vocal em Liederabende. Em 2017, voltou a residir no Brasil, na sua cidade de origem, Porto Alegre. Desde então, realizou concertos em diversas cidades do Brasil com a soprano alemã Isabel Blechschmidt, ministrou masterclasses nas universidades Unila e Unirio, e tem se dedicado à preparação vocal de diversos cantores e tocado concertos em formações diversas, de orquestra a duos.