Demétrio Xavier realiza ‘Recital Cantos do Sul da Terra’ neste sábado (4) no Café Fon Fon
Em agosto de 2011, Demétrio Xavier esteve em uma cerimônia consagrada à Pachamama no Cerro Colorado, em Córdoba, casa de AtahualpaYupanqui.
Ali, ao pé del “hoyo”, o buraco em que se enterram oferendas singelas e mundanas à Mãe Terra, como cigarros, bebidas alcoólicas e folhas de coca, enquanto se dizem coplas e se fazem rogativas, o músico recebeu do sacerdote indígena Victor Acebo a bênção da Terra para começar, poucos dias depois, a caminhada do programa Cantos do Sul da Terra.
Chega novamente, como sempre chega, o mês da Pachamama, um novo agosto, iniciando um novo ciclo – e pela primeira vez não nos encontra no ar com nosso encontro diário.
Mas nossa construção coletiva e vigorosa está viva e enquanto o programa não é retomado em outra casa seguem nossos encontros mensais nos Recitais Cantos do Sul da Terra, no Café Fon Fon. Desde 2013 nos reunimos lá e vivemos por um par de horas o feitiço do Cantos, acrescido da visão, do aroma, do contato pessoal.
Vamos novamente fazer essa oferenda coletiva à beleza e a consciência de nossa Terra e da cultura deste pedaço do mundo, no mês da Pacha, na beira do fogo vivo e constante do Cantos do Sul da Terra.
Como se ouve dizer nas cerimônias à Mãe Terra:
“Pachamama Santa Tierra
No me comástodavía.
Voy a cantar estanoche
y mañana todo eldía”
SERVIÇO
Demétrio Xavier – Recital Cantos do Sul da Terra
Sábado, 4 de agosto, às 21h
Café Fon Fon – Rua Vieira de Castro, 22 – Farroupilha
Telefone para reservas: (51) 998807689
Ingressos: R$ 25,00