Coro Sinfônico da Ospa realiza duas apresentações com entrada franca
O Coro Sinfônico da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre retoma as apresentações dentro da Temporada 2016 realizando exibições em Porto Alegre e Canoas. No dia 30 de outubro, domingo, às 19h30, e no dia 1º de novembro, terça-feira, às 20h30, os coralistas apresentam-se na Igreja Nossa Senhora das Dores da Capital gaúcha e na Capela São José (Centro Universitário La Salle de Canoas), respectivamente. A regência é do maestro Manfredo Schmiedt. O Coro Jovem, formado por estudantes de canto da Escola de Música da Ospa (regência de Cosmas Grieneisen), realiza uma participação especial na primeira noite. Os eventos têm entrada franca.
Repertório
“A proposta destes concertos é ir do repertório mais tradicional até o mais popular”, comenta o maestro Manfredo. “Teremos diversos solistas, integrantes do próprio coro, e outros cantores que tocarão instrumentos de percussão, além de guitarra, baixo e bateria”, completa. A soprano Elisa Machado, que já venceu o famoso concurso de Canto Maria Callas e atualmente é preparadora vocal do Coro da Ospa, está no time de solistas.
A primeira parte do programa é dedicada peças líricas tradicionais. O trecho “His yoke is easy, His burthen is light” do célebre oratório “Messiah”, de Georg Friedrich Händel (1685-1759), abre as apresentações. Na sequência, “Ave verum corpus K. 618”, moteto de Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791), ganha destaque. Depois, as árias “Regina Coeli” e “Inneggiamo”, da ópera “Cavalleria Rusticana” de Pietro Mascagni (1863-1945), são interpretadas.
A contemporânea “Only in sleep”, do compositor natural da Letônia Ēriks Ešenvalds (1977-), dá seguimento aos concertos antes do coro brindar o público com o medley de uma grande peça do teatro musical. Sete excertos de “Les Misérables”, trabalho de Claude-Michel Schönberg (1944-) inspirado no romance de Victor Hugo, serão apreciados. Entre eles estão os emblemáticos “ I Dreamed a Dream” e “Do You Hear the People Sing?”.
O repertório recente segue na baila com “Baba Yetu”, escrita por Christopher Tin (1976-) para o jogo de videogame “Civilization IV”; “Imagine” de John Lennon (1940-1980) e “Look at the world” de John Rutter (1945-).“Africa”, música da banda de rock “Toto” composta por David Paich (1954-) e Jeff Porcaro (1954-1992), encerrará as noites em grande estilo.
Sobre o maestro
Manfredo Schmiedt é regente e diretor artístico da Orquestra Sinfônica da Universidade de Caxias do Sul e regente do Coro Sinfônico da Ospa. Mestre em Regência pela Universidade da Geórgia (EUA), recebeu as condecorações Pi Kappa Lambda Music Honor Society e Director’s Excellence Award. Foi regente assistente do maestro Isaac Karabtchevsky na Ospa.
Os concertos contam com o apoio da Igreja Nossa Senhora das Dores e da Unilasalle. Mais informações pelo site www.ospa.org.br ou pelo telefone (51) 32227387.
Apresentação do Coro Sinfônico da Ospa – Porto Alegre
Quando: 30 de outubro de 2016, domingo, às 19h30
Onde: Igreja Nossa Senhora das Dores (Rua Riachuelo, 630, Porto Alegre)
Participação especial: Coro Jovem da Escola de Música da Ospa
Apresentação do Coro Sinfônico da Ospa – Canoas
Quando: 1º de novembro de 2016, terça-feira, às 20h30
Onde: Capela São José – Centro Universitário La Salle (Uniasalle) – Av. Vítor Barreto, 2288/Centro de Canoas
ENTRADA FRANCA
PROGRAMA*
Händel, G. F.: “His yoke is easy, His burthen is light” do oratório “Messiah”
Mozart, W. A: “Ave verum corpus K. 618”
Mascagni, P.: “Regina Coeli” e “Inneggiamo” da ópera “Cavalleria Rusticana”
Ešenvalds, E.: “Only in sleep”
Schönberg, C.: Medley do Musical “Les Misérables”
Lennon, J.: “Imagine”
Rutter, J.: “Look at the world”
Paich, D./ Porcaro, J.: “Africa”
* Em Porto Alegre, o Coro Jovem da Escola de Música da Ospa cantará também ”The river sleeps beneath the sky” (Mary Lynn Lightfoot)
Regente: Manfredo Schmiedt
Solistas:
Elisa Machado, Larissa Ramos, Bia Giovanella, Helena Losada, Júlia Bennemann, Kariny Schoenfeldt, Manon Galisteo – Sopranos
Lucía Reverdito, Nivia Seabra – Contraltos
Adolfo Silva, Moisés Macedo, Rodrigo Bloch, Mike Polchowicz – Tenores
Guilherme Farina e Tanilo Daniel – Barítonos