Coro Sinfônico da Ospa busca novas vozes
Da Redação
Atenção, cantores de Porto Alegre e arredores: que tal começar o ano integrando um coro sinfônico com quase 50 anos de trajetória, que faz parte de uma das mais antigas e consolidadas orquestras do Brasil? A partir da próxima quinta-feira (1º), a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre recebe inscrições para a seleção de novos membros de seu Coro Sinfônico. Os interessados devem encaminhar solicitação para os testes pelo e-mail corosinfonicoospa@gmail.com até o dia 22 de fevereiro. Posteriormente, receberão uma ficha de inscrição e, a partir do preenchimento do formulário, serão agendadas as datas para a prova.
Os candidatos devem ter experiência em canto coral, conhecimento teórico-musical básico e tempo disponível para ensaios e apresentações. A avaliação, que deve ocorrer entre os dias 27 e 28 de fevereiro, à noite, na Sala de Ensaios da Ospa no Centro Administrativo Fernando Ferrari (futura Casa da Música da Ospa), aborda aspectos como solfejo simples, aptidão vocal, ritmo e afinação. Os ensaios acontecem no mesmo local, nas terças e sextas-feiras, das 19h30 às 22h, para contraltos e baixos; e nas quartas e sextas-feiras, das 19h30 às 22h, para sopranos e tenores.
Na mais recente temporada da Ospa, o Coro Sinfônico se destacou na interpretação da Sinfonia nº 1 de Scriabin e da Sinfonia nº 2, Lobgesang, de Mendelssohn, entre outros espetáculos. A Temporada 2018 da orquestra reserva, mais uma vez, uma agenda movimentada para o grupo. O maestro Manfredo Schmiedt, regente titular do Coro, destaca: “Repetiremos os concertos à capela, que fizeram sucesso nas últimas temporadas, e estaremos, também, em produções da Ospa como a ópera ‘A Viúva Alegre’ de Franz Lehár, no Theatro São Pedro”. A programação completa, com detalhes sobre repertórios e solistas, será lançada em breve.
Mais informações pelo site www.ospa.org.br ou pelo telefone (51) 32227387.
O Coro Sinfônico da Ospa é formado por, aproximadamente, 80 cantores que se dedicam a interpretar grandes obras. Além de participações marcantes na programação da Ospa, inclusive em montagens operísticas encenadas, o grupo também realiza concertos à capela, em diferentes cidades do estado, e com outras orquestras ou grupos instrumentais. Em seu repertório estão obras de Beethoven, Mahler, Gounod, Brahms, Bach, Haendel, Haydn, Vivaldi, Verdi, Puccini, Bizet, Orff, Rachmaninoff, Stravinsky, Rimsky- Korsakov, Tchaikovsky, Mussorgsky, Borodin, entre outros.