Com apresentação do Ministério Da Cultura e do Grupo Zaffari, a série Concertos Comunitários terá mais uma edição. O Concerto de Primavera será no feriado de 20 de setembro, no Auditório Araújo Vianna, marcado para às 11h, será um espetáculo especial da Orquestra Unisinos Anchieta, com interpretações de canções famosas do repertório do jazz.
No programa de Clássicos do Jazz, a orquestra – regida por Evandro Matté – vai executar George Gershwin (Summertime), além de Nina Simone (Feeling Good). Também o jazz contemporâneo estará representado, com Don’t Know Why, sucesso gravado pela cantora Norah Jones. O espetáculo contará ainda com a participação dos solistas Luciano Leães, Débora Neto, Mari Kerber e Ale Ravanello.
Concertos Comunitários
Projeto incentivado pelo Grupo Zaffari que, desde 1987, leva música clássica de forma gratuita às comunidades gaúchas. Apoiada pelas Leis de Incentivo à Cultura, a iniciativa foca-se na visão de que a arte dos grandes mestres da música erudita e popular tem um grande apelo sobre as pessoas. O primeiro maestro, Frederico Gerling Jr., imprimiu entusiasmo, amor e alegria aos espetáculos; aspectos que até hoje norteiam as apresentações. Desde 2014, a regência artística dos Concertos é conduzida pelo maestro Evandro Matté juntamente com a Orquestra Unisinos Anchieta.
Orquestra Unisinos Anchieta
Fundada em 1996, pelo Maestro José Pedro Boéssio, a Orquestra Unisinos Anchieta realiza uma programação artística diversificada, atendendo a diferentes perfis de público, buscando a renovação de ideias, abordagens e leituras, além de promover associações inesperadas pela música de concerto, contemporânea e popular. A proposta, além da simples oferta de apresentação da orquestra, objetiva garantir o acesso não apenas à música de concerto, mas a outras linguagens vinculadas às raízes musicais brasileiras e ao repertório de importantes compositores populares. Vencedora do Prêmio Açorianos de Música em 2005, a orquestra entrega ao público o diferencial de espetáculos com inclusão de outras linguagens cênicas, tais como, teatro, dança e artes plásticas. Importantes concertistas e músicos de distintos estilos atuaram com a orquestra, entre eles: Altamiro Carrilho, Emmanuele Baldini, Fred Mills, Kleiton & Kledir, Pierre Dutot, Renato Borghetti, Yang Liu, entre outros. Nos últimos anos, a Orquestra Unisinos Anchieta tem apresentado diferentes séries de concerto, com destaque para as óperas Il Campanello di Notte e Rita (Donizetti) e Bastien Bastienne (Mozart). A direção artística e regência da orquestra estão sob a responsabilidade do maestro Evandro Matté.
Deixe um comentário