Clássicos na Pinacoteca terá recital de flauta transversa e piano em novembro

Foto: Sheila Carvalho
Foto: Sheila Carvalho

O flautista Leonardo Winter e o pianista André Carrara são os artistas escalados para a edição de novembro da série Clássicos na Pinacoteca. No recital marcado para 16/11, às 18h30min, no subsolo da Pinacoteca Ruben Berta, os músicos irão apresentar um repertório formado por peças de diferentes períodos (ver programa abaixo).

Os dois instrumentistas, ambos integrantes da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa), são personagens destacados no cenário da música de concerto do Estado. Leonardo Winter atua também como professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Como solista, já colaborou com formações como as orquestras de câmara da Ulbra, do Theatro São Pedro e Sesi-Fundarte, além da sinfônica da Universidade Federal da Bahia. Especializado em repertório brasileiro e internacional para instrumentos de sopros, prepara-se para lançar seu segundo álbum solo, com obras de compositores gaúchos e brasileiros.

Pianista e regente nascido em Ubá (MG), André Carrara fez seus estudos no Rio de janeiro, na França e também na UFRGS. Destacado em concursos nacionais e internacionais, gravou em 1997 os 12 Estudos de Chopin, e sua discografia inclui também gravações de obras de autores brasileiros, como Francisco Mignone e Osvaldo Lacerda. Atua na Ospa desde 2004 e foi pianista contratado da Orquestra Sinfônica da Universidade de Caxias do Sul entre 2006 e 2008.

O projeto Clássicos na Pinacoteca é apresentado pela Prefeitura, por meio da Secretaria da Cultura de Porto Alegre. A Pinacoteca Ruben Berta está instalada em um casarão residencial do século 19, restaurado pelo Projeto Monumenta.

CLÁSSICOS NA PINACOTECA
Leonardo Winter (flauta transversa) e André Carrara (piano)
Dia 16 de novembro, quarta-feira, às 18h30min
Entrada franca (lotação da sala: 50 lugares)
Pinacoteca Ruben Berta (Rua Duque de Caxias, 973 – Porto Alegre)
Informações: (51) 3224-6740, 3289-8292, 3289-8076 ou acervo@smc.prefpoa.com.br

Programa

C. P. Bach (1714-1788) – Sonata para flauta solo

Robert Schumann (1810-1856) – Tocata nº 7 em Dó Maior para piano solo

Carl Reinecke (1824-1910) – Sonata Undine para flauta e piano
Allegro
Intermezzo. Allegretto vivace
Andante tranquillo
Finale. Allegro molto agitato ed appassionato, quasi Presto

Paul Hindemith (1895-1963) – Sonata für Flöte und Klavier
Heiter bewegt
Sehr langsam
Sehr lebhaft – Marsch

Leonardo Winter – flauta
André Carrara – piano