O Clássicos na Pinacoteca, na sua edição de novembro apresenta, na terça-feira, 20, às 18h30, o Duo Cantilena formado pela soprano Cynthia Barcelos e pelo violonista Thiago Kreutz. O Concerto acontece no Auditório Briane Bicca, da Pinacoteca Rubem Berta, (rua Duque de Caxias, 973). O ingresso é uma contribuição espontânea e a sala comporta 50 espectadores.
O repertório do Duo abrange diversos períodos e estilos da história da música, desde adaptações de obras do séc. XVI escritas originalmente para canto e alaúde, obras de compositores brasileiros e latino-americanos, até composições dos séc. XX e XXI. Além do repertório escrito originalmente para canto e violão são realizados arranjos próprios com propósito de ampliar as possibilidades desta formação. Desde 2008 o Duo vem se apresentando em diversos espaços como séries de concertos e programas de Rádio e TV.
O Espetáculo
O recital “O Amor em Canto”, apresenta a temática do amor segundo a visão de diversos compositores. As obras são apresentadas em seus contextos estilísticos e históricos buscando uma maior imersão da plateia no espetáculo. O recital contempla uma mescla de significados sobre as mais variadas formas de amar. Serão apresentadas obras dos compositores A. Dvorak, F. Schubert, R. Schumann. E. Grieg e L.v. Beethoven, F. Tárrega, J. Rodrigo, B. Britten, E. Villani-Côrtes, C. Santoro, L. Fernandez e A. Nepomuceno, abrangendo, assim, obras dos séc. XIX e XX em diferentes idiomas como Português, Espanhol, Alemão, Inglês e Tcheco.
Cynthia Barcelos
Natural de Porto Alegre, a soprano Cynthia Barcelos participou de seu primeiro festival internacional de música nativista, como intérprete solista vocal, aos 10 anos, sendo agraciada com vários prêmios desde então. É Bacharel em Música com habilitação em canto pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Desde 2008 compõe o “Duo Cantilena”, com o violonista clássico Thiago Kreutz. Em 2008 atuou como solista da obra “Fantasia Coral” de Beethoven, sob a regência do Maestro Isaac Karabtchevsky. Em 2012 participou das duas temporadas da montagem da ópera “Dido & Enéias” de H.Purcell realizada pela UFRGS, interpretando a protagonista Dido. Participou do primeiro DVD de música contemporânea do Rio Grande do Sul, a obra Súbita Conexão do compositor Marcelo Nadruz. Em 2014 foi agraciada com o prêmio de Júri Popular e Menção Honrosa no 14º Concurso de Canto Aldo Baldin. Em 2015 foi solista da obra Le Roi David de Arhur Honegger. Atualmente trabalha preparação vocal e de repertório com o barítono Carlos Rodriguez. É professora de canto da Fundação Municipal de Arte de Montenegro.
Thiago Kreutz
Bacharel em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Mestre em Música pela Universidade Federal de Goiás, Entre seus trabalhos de pesquisa destaca-se a produção brasileira contemporânea para violão com ênfase na obra de Edino Krieger. Como solista, se apresentou com a orquestra de câmara São Leopoldo, Orquestra Nilson Prestes, Orquestra do Departamento de Música da UFRG, Camerata Montenegro e Orquestra Fundarte. Integra grupos de câmara como a Camerata Violões de POA e o duo Cantilena Em 2014 foi agraciado com a segunda colocação no XXXIII concurso Latino Americano Rosa Mística. Em 2015 realizou uma turnê pelo RS pelo projeto Sesi Catedrais com a Camerata Montenegro e o Trio del Sur. Em 2017 foi vencedor do XII Concurso Internacional de Guitarra de Uruguay. Como docente já atuou como professor substituto na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e atualmente ocupa cargo de professor adjunto na Fundação Municipal de Artes de Montenegro (Fundarte) e de professor de violão na Casa da Música do Colégio Sinodal.
Deixe um comentário