Chico Batera se apresenta no Café Fon Fon nesta quarta (15)

Um dos maiores bateristas brasileiros, o lendário Chico Batera se apresenta, pela primeira vez, no Café Fon Fon, em Porto Alegre, na próxima quarta-feira, dia 15 de agosto, às 21h. O músico aproveita sua estada em Porto Alegre (ele acompanha Chico Buarque de Hollanda nos dois shows que o astro realiza no Araújo Vianna nos dias 17 e 18 próximo) para mostrar seu trabalho e o estilo que o fez ser reconhecido internacionalmente.

Chico Batera estará acompanhado de Luizinho Santos (saxofone e flauta), Nico Bueno (contrabaixo) e Bethy Krieger (piano). No repertório, clássicos do Jazz e da Bossa Nova, como “O Barquinho” e “Rio”, ambas de Roberto Menescal e Bôscoli; “Caravan”, de Duke Ellington, Irving Mills & Juan Tizol; “Desafinado”, de Tom Jobim e Newton Mendonça, entre outros. Há 44 anos, Chico Batera acompanha o cantor e compositor Chico Buarque de Hollanda, tendo co-produzido o álbum de 1984 que leva o nome do compositor e inclui o grande sucesso “Vai Passar”.

Chico Batera se destaca pela riqueza e diversidade rítmicas. Tocou com grandes maestros como Michel Legrand, Henry Mancini e Dave Grusin. Acompanhou artistas da importância de Tom Jobim, Frank Sinatra, Ella Fitzgerald e The Doors. Em 1970, gravou “Farolito” com João Gilberto no México. Foi integrante da banda de Cat Stevens, com quem gravou o LP Numbers. Nas décadas de 70 e 80 foi o percussionista que mais gravou no País. Dentre os artistas que acompanhou estão Elis Regina, Martinho da Vila, GaL Costa, Simone, Djavan, João Bosco e Fagner. Esteve presente em trabalhos instrumentais com Wagner Tiso, Vitor Biglione, Lee Ritenour.

Sobre Chico Batera

Nascido em 1943, em Madureira, Rio de Janeiro, filho de “Dona” Dalila, pianista, Chico teve seu primeiro contato com a percussão na Escola de Samba Império Serrano, em 1947, aos quatro anos de idade. Aos 17, tornou-se músico profissional, tocando nos shows de Carlos Machado e no famoso Beco das Garrafas, berço da Bossa Nova.

Com o sucesso da música brasileira, Chico foi para os Estados Unidos acompanhando Sérgio Mendes em missão cultural apoiada pelo Itamaraty. Ao fim da temporada, permaneceu no país.

A riquíssima troca de informações desse período, rendeu encontros com músicos cubanos, despertando sua paixão por ritmos latinos. Embalado pela confluência singular entre jazz, música brasileira e cubana, estudou na Berklee School of Music e teve aulas particulares com Joe Porcaro, além de participar de intercâmbios culturais no Los Angeles City College.

De volta ao Brasil, ministrou cursos de percussão na Pró-arte e no Centro Musical Antônio Adolfo, assim como oficinas de percussão brasileira na Comunidade da Maré, no Rio de Janeiro. Um documentário sobre sua carreira está em fase de produção. Recentemente, foi indicado para o Prêmio da Música Brasileira 2018, junto com Fernando Brandão, como produtor, pelo álbum infantil “Deu Bicho na Casa”, de Sula Kossatz

SERVIÇO
Apresentação de Chico Batera
Café Fon Fon (Vieira de Castro, 22, bairro Farroupilha) Porto Alegre/RS
Dia 15 de agosto, quarta-feira, às 21h
Couvert artístico ao preço de R$ 30,00 no local.