Em repertório exclusivamente autoral do CD Buenos SuissAires, composições com impressões sonoras da capital porteña, enriquecidas pelos sons do mundo, jazz e swing, serão inetrpretadas ao acordeon do suíço Olivier Forel no Palco Musical do Café Fon Fon, única apresentação em Porto Alegre, dia oito de outubro, às 20h. marcando a abertura da turnê que o acordeonista e compositor fará no Brasil esse ano, seguido de apresentações nas capitais RJ e SP.
Olivier Forel: um acordeonista com swing
O universo musical do compositor e acordeonista suíço Olivier Forel é o jazz e o swing, enriquecido pelos sons do mundo, trazidos de suas viagens por cinco continentes, onde já visitou 65 países; grande fonte de inspiração para suas composições, cujo o eclético processo de criação se nutre de informações plurais e multifacetadas, oriundas das mais variadas vivencias culturais, com destaque para o Brasil, sua pátria do coração, onde já esteve várias vezes e gravou o CD Identidades, ao lado do compositor e violonista Felipe Azevedo em 2002.
Após ter posto por muitos anos suas músicas a serviço de criações teatrais e acompanhar intérpretes, Olivier Forel decidiu percorrer os palcos em apresentações solo mostrando suas composições. Quer seja em seu primeiro disco, En avant !, lançado na suíça em 2014, ou no segundo CD Buenos SuissAires, gravado ao vivo no final de 2015 na Capital Porteña e lançado na Suíça em fevereiro de 2016. O universo musical do acordeonista nunca está muito longe do jazz, e sempre colorido pelas descobertas musicais trazidas de viagens aos quatro cantos do planeta.
Olivier Forel e o Brasil
Olivier que em novembro de 2016 apresentou o show de abertura do 6º. Canoas Jazz Festival, ministrou masterclass de acordeon intitulada: Como nasceu o acordeon? Piano dos pobres, ou órgão dos ricos? no Projeto Fazendo Música e apresentou o show de lançamento do álbum Buenos SuissAires no Projeto Ouvindo Música, ambos do Santander Cultural, descobriu o Brasil por Porto Alegre – no primeiro Fórum Social Mundial, em 2001. Desde então, voltou outras vezes porque do norte ao sul, o Brasil o fascina. Em Porto Alegre, criou com o violonista gaúcho Felipe Azevedo o Duo Identidades, gravaram um CD que foi lançado em 2003. As três turnês realizadas no Rio Grande do Sul foram seguidas por 23 apresentações na Suíça. Também fez trabalhos conjuntos com o compositor e intérprete Cláudio Levitan, dirigido e coreografado pelo jornalista e bailarino Alecs Dall’olmo, apresentado no Palco Oduvaldo Vianna no 5º. FSM. Fez participação especial no show do grupo Bataclã F.C., liderado pelo compositor e vocalista Richard Serraria, no Festival de Música de Porto Alegre, em 2005, ano em que apresentou recital solo no Projeto Petropar no Foyer do Theatro São Pedro e, ao lado de Serraria, Forel ministrou o workshop intitulado “A Memória da Gaita“ no Projeto de Descentralização da Cultura da Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre.
Forel aprendeu o português para poder tocar e trocar com os músicos que encontra nos quatro cantos do Brasil.
O CD Buenos SuissAires
Contemplado pelo edital da bolsa de residência artística “Conferência das Cidades em questão cultural” oferecida pela cidade de Neuchâtel, Suíça, onde reside, em julho de 2015, Olivier partiu para a Argentina com as suas malas e sobretudo os seus acordeons, onde permaneceu por seis meses na Casa Suiza, no bairro La Boca, em Buenos Aires. Na capital porteña, durante sua estada encontrou músicos, tendo tocado com vários grupos como o Hot Club de Boedo, liderado pelo maestro Waldo Fonseca, Violentango, El Filón, Gustavo Firmenich e Pablo Foladori, além das apresentações solo na Usina del Arte, Galpon Piedrabuenarte, Al Escenario e Biblioteca Del Congreso De La Nación.
Em Buenos Aires, Forel compôs vários temas novos, que resultou no CD Buenos SuissAires, sempre mantendo o seu estilo; música com swing que percorre o mundo, lembra o tango, valsa, choro, mas que no entanto apresenta a sua marca autoral.
“O CD Buenos SuissAires é um cartão postal sonoro da minha aventura musical nessa incrível metrópole, tão distante e no entanto tão próxima. As composições são marcadas pelo tango argentino de ontem e de hoje, algumas vezes nas notas e nos ritmos, mas sempre na alma. Tudo ali me inspirou; as pessoas, a arte, o ar do porto (La Boca), seu cheiro de óleo pesado e de sal marinho, e essa luz, esse azul-atlântico tão especial“, declara Olivier Forel.
Espetáculo de lançamento do CD Buenos SuissAires
Estreou em fevereiro de 2016 no Théâtre du Pommier, em Neuchatel, Suíça. O espetáculo de lançamento do CD Buenos SuissAires é o melhor da gastronomia musical de Olivier Forel. Este mergulho do acordeonista de jazz e música do mundo na multicultural e caleidoscópica Buenos Aires mostra as composições do CD homônimo e leva os espectadores a descobrir a Buenos Aires que Olivier viveu, traduzindo a capital porteña por meio de um cartão postal sonoro.
Repertório
-El puente, Astor is born, Boca a Boca, Balada para una loca, Hermana Marga, Quilombo porteño, Caffarena, El galpón, Llorando choro e El eterno femenino.
Serviço
Show acordeonista e compositor Olivier Forel – lançamento do álbum Buenos SuissAires
Café Fon Fon – Palco Musical – Domingo – 8 de outubro de 2017 – 20h
Rua Vieira de Castro, 22 – Bairro Farroupilha
Ingresso: R$ 30,00
Duração: 60 minutos
Reservas : (51) 99880-7689 – cafefonfon@gmail.com
Informações
Telefone: (51) 99964-5492 e 3311-6677
Deixe um comentário