Bebel Gilberto consegue a interdição do pai João Gilberto a fim de tentar “arrumar sua vida”
Da Redação
Endividado, sem condições de gerir sua própria vida e, segundo seus dois filhos mais velhos, sendo explorado pela atual esposa, o cantor João Gilberto, de 86 anos, foi interditado na Justiça pela filha Bebel. A cantora obteve a interdição do pai — que passa por graves problemas financeiros — para, alegadamente, proteger o artista, que vive no Rio de Janeiro com a saúde fragilizada. Segundo Bebel, curadora do pai, ela entrou na Justiça a fim de “pôr fim aos negócios temerários que meu pai vinha sendo orientado a firmar e que resultaram na atual condição de quase miserabilidade”.
A mãe de Bebel, a cantora Miúcha, irmã de Chico Buarque, foi informada da interdição na quarta-feira (15). Ela contou que faz anos que a filha procura colocar em ordem a vida do pai. “Bebel está tentando ajudar o João. Ele se meteu em muita confusão, negócios errados, mas não sei detalhes sobre isso. Ela está tentando arrumar a vida dele”, disse Miúcha. “João está bem de saúde, mas fraco, porque está com muita idade. Espero que fique tudo bem com ele, ele merece isso.”
João não é visto em público desde 2008, quando fez shows por ocasião dos 50 anos da bossa nova. Em 2011, quando completou 80 anos, uma turnê foi anunciada. Os produtores prometeram interpretações de canções que João nunca havia tocado e cantado, além da captação de imagens para exibição ao vivo, via satélite. O projeto foi cancelado sem maiores explicações, o que lhe causou o aumento de suas dívidas.
Endividado, João fechou um empréstimo de R$ 10 milhões com um banco em abril de 2013. Como garantia, o banco teria ficado ficou com 60% dos direitos autorais dos quatro primeiros discos de João. O mesmo banco assumiu um processo que se arrasta há 20 anos de João contra a gravadora EMI, que não pagou royalties e lançou discos e coletâneas não autorizadas pelo cantor. Em caso de vitória, o que é praticamente certo, o banco ficaria com metade da indenização, reservando 5% do que receberia para Claudia Faissol, atual mulher do músico. Por outro lado, a dívida total do cantor seroa de R$ 200 milhões.
Bebel talvez tenha chegado atrasada, mas chegou. O filho mais velho do cantor, João Marcelo, sugere que o lugar da atual mulher de João Gilberto é a cadeia. “Vamos encontrar o dinheiro quando tudo ficar claro do ponto de vista financeiro, mesmo que para isso algumas pessoas tenham que ir para a cadeia”, disse.
João Gilberto Prado Pereira de Oliveira (Juazeiro, 10 de junho de 1931), conhecido como João Gilberto, é considerado o pioneiro criador da bossa nova, uma lenda viva da música popular brasileira. Foi eleito pela revista Rolling Stone Brasil o 2º maior artista brasileiro de todos os tempos, atrás somente de Tom Jobim.
Desde o lançamento do compacto que continha Chega de Saudade e Bim Bom, munido apenas da voz e do violão, começou uma revolução na música brasileira e na música mundial. Dono de uma sonoridade original e moderna para a época, João foi o artista que levou a música popular brasileira para o mundo, principalmente para os Estados Unidos, Europa e Japão.