A banda AfroEntes integra a programação do projeto Som no Salão e se apresenta no próximo dia 14 de novembro, quarta-feira, às 20h, no Salão de Atos da Ufrgs, em Porto Alegre. No programa, estão canções autorais do coletivo formado por Nina Fola (voz e percussão), Nilson Tòkunbò (baixo, cavaquinho e vocais) e Vladimir Rodrigues (violão, guitarra e vocais). O repertório é composto, basicamente, por canções autorais, mesclando a tradição de matriz africana com a sonoridade contemporânea, em temas dançantes, reflexivos e afirmativos.
Para esta ocasião de celebração e confraternização, foram convidadas as cantoras Loma e Negra Jaque, os músicos Ìdòwú Akínrúlí e Edu do Nascimento e a declamadora Marieta Silveira. Participações especiais de Josi Abidemi (backing vocals) e Eduardo Pacheco (percussão).
A entrada é franca, obedecendo a ordem de chegada. Serão aceitas doações de 1 kg de alimentos não perecível, na entrada do show, beneficiando os projetos Ori Inu Ere e Casa do Hip Hop. No hall do Salão de Atos haverá o Bazar Afro, reunindo afro-empreendedores e artesãos, com produção voltada para a identidade étnica. Artesanato, alimentação, literatura, estética cultural, vestuário, cosméticos naturais são algumas das opções da feira.
Sobre a banda
A banda AfroEntes surgiu em 2015 em Porto Alegre/RS, resgatando um trabalho iniciado no ano de 2000, com a proposta de tocar a música negra em seus variados estilos, com referência na cultura afro-gaúcha. Segundo seus integrantes, o que motiva a existência da banda é a possibilidade de contribuir para a visibilidade da representação do negro e da negra no cenário cultural gaúcho, buscando elementos da presença afro, onde ela se encontra. A afirmação da positividade do legado do povo negro e a sua real importância na construção cultural e artística gaúcha, brasileira e mundial são metas individuais e coletivas dos AfroEntes.
O trabalho do grupo tem fundamento nos ritmos populares, urbanos e rurais, profanos e religiosos, como o suingue, samba, samba de roda, reggae, ijexá, congadas, alujás, salsa, entre outros, e em composições próprias ou de autores que estão por aí e também dos que já se foram, para que sejam reverenciados e vivenciados.
Nessa retomada do trabalho musical, os AfroEntes marcaram presença em vários espaços culturais de Porto Alegre, como o Ponto de Cultura Africanamente, Sopapo Poético, AfroSul-Odomodê, Fórum Social Temático, Semana da Consciência Negra no Largo Zumbi dos Palmares, e também em bares, feiras, terreiros e escolas.
Em setembro de 2016, a banda apresentou o show “Fortaleça seu axé”, na Sala Álvaro Moreira, em Porto Alegre, o primeiro em uma sala teatral, com repertório totalmente autoral, que contagiou o público presente. Em novembro de 2016, fez o show de encerramento da Virada Cultural de Pelotas/RS, um dos maiores eventos artísticos do sul do Estado. Em julho de 2017, realizou show no Teatro Bruno Kiefer da Casa de Cultura Mario Quintana e em julho do mesmo ano lançou seu primeiro EP no Teatro Renascença, além de ter realizado shows no Sintrajufe e no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo.
Deixe um comentário