ona Conceição monta espetáculo que reúne a força do batuque do RS aliado aos timbres da contemporaneidade musical e elementos da cosmovisão africana
Dona Conceição foi um dos quatro selecionados do Som no Salão 2018, projeto que fomenta a cena musical autoral. O artista se apresenta no dia 07 de novembro, às 20h, no Salão de Atos da UFRGS, com entrada franca.
Fruto de um trabalho de 2 anos de concepção e produção, Asé de Fala é o primeiro disco do músico e compositor Dona Conceição. Natural de Alvorada (RS), o também ator, performer e diretor de cena, reuniu um grande grupo em diferentes localidades para o registro. No total, 32 pessoas participaram da construção de Asé de Fala. Gravado entre as cidades de Porto Alegre, Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador no Brasil, e Amiens na França, o disco teve no Estúdio da Pedra Redonda, em Porto Alegre, a sua base. O músico e produtor Wagner Lagemann dividiu com Dona Conceição a produção do trabalho que conta com a co-produção de Pedro Dom.
Dona Conceição fala sobre seu processo de criação como uma narrativa que resulta em composições que são um mapa de volta para casa, uma volta às Áfricas, onde cada música desse disco é um recorte de sua história e vivências. Para Conceição, escrever do seu lugar social é necessário, como negro, jovem, da periferia gaúcha, sentiu a necessidade que o mundo escutasse seu grito em forma de música.
A banda do espetáculo é formada por Gutcha Ramil (Percussão, Voz e Rabeca), Lucas Fe (Bateria), Pedro Santos (Percussão), James Oliveira (Percusão), Andressa Ferreira (Percussão e voz), Bruno Vargas (baixo), Fabrício Gambogi (Guitarra), Handyer Borba(Teclado) e Rafael Rodrigues (Violão, Cavaquinho e voz). As participações especiais ficam por conta de Samba Puro Bateria, Dionísio Souza, Roberto Roxano, Neuro Junior, Gabriel Romano, Pamela Amaro, Paola Kirst, Lia Mara, Perola Negra, Amaral, Cirmar Antunes e Afruvulto.