Seminário “O escuro do nosso tempo” na APPOA
No ano em que se comemora os 80 anos de Raízes do Brasil, o seminário O Escuro do Nosso Tempo continuará dedicando-se ao exame do mal-estar contemporâneo através desta e outras obras de Sérgio Buarque de Holanda nos dias 9 de maio, 14 de junho e 25 de junho. Os psicanalistas da APPOA entendem que este é um momento oportuno para a discussão a partir de uma releitura dos conceitos elaborados no livro. Particularmente nesta hora em que o Brasil carece de um discurso que possibilite uma elaboração que vá além dos maniqueísmos e da desconfiança. A troca de ideias e o trabalho desenvolvido no seminário O Escuro do Nosso Tempo irá antecipar uma nova jornada que acontecerá dias 05 e 06 de agosto na UFRGS, com a parceria do Departamento de Difusão Cultural e a presença confirmada de Pedro Meira Monteiro e Lilia Moritz Schwarcz organizadores da nova edição de Raízes do Brasil, pela Companhia das Letras.
A exibição , seguida de debate, da cinebiografia Raízes do Brasil, que conta a trajetória do historiador, sociólogo, escritor e jornalista Sérgio Buarque de Holanda (1902 – 1982), abre a programação de 2016 do seminário O escuro do nosso tempo. Com direção de Nelson Pereira dos Santos, foi realizado para comemorar o centenário de nascimento do autor do livro que dá nome ao documentário. Uma obra clássica, essencial para o conhecimento da cultura e da história do Brasil.
Dividido em duas partes, inicialmente o documentário mostra a família, os sete filhos (incluindo Miúcha, parceira de Nelson na montagem do roteiro, e seu filho mais famoso, Chico Buarque), os netos, amigos e intelectuais referindo-se a sua personalidade. Maria Amélia, sua viúva, conta muito de suas histórias, que acompanhou não apenas sob o ponto de vista familiar, mas também intelectual. O documentário revela que Sérgio foi um homem extremamente dedicado ao trabalho, mas também adorava a boemia e a companhia dos amigos. A segunda parte, é um relato escrito por ele sobre os fatos mais relevantes de sua vida, intercalados por imagens de época, pela leitura de trechos do livro e um painel da história da formação do Brasil contemporâneo.
Dia: 09 de abril (sábado)
Hora: 11h
Local: Sede da Associação Psicanalítica de Porto Alegre/APPOA (Rua Faria Santos, 258 – Bairro Petrópolis)
Coordenação: Enéas Costa de Souza, Lucia Serrano Pereira e Robson de Freitas Pereira.