O seminário O Escuro do Nosso Tempo deste mês traz para o debate o livro Vocês Ainda Estão Vivos? Fragmentos sobre trauma, memória e herança (Criação Humana Editora). O encontro encerra as atividades de 2018 do seminário e contará com a participação do autor, o psicólogo Daniel Boianovski Kveller, e da psicanalista Simone Moschen. Lançado este ano, o livro relata os encontros e desencontros de um jovem estudante e seus avós, que sobreviveram ao holocausto.
Nascido em Israel, mas desde a infância residente no Brasil, Daniel volta ao seu país de origem para um intercâmbio. É quando participa de uma excursão temática na Polônia sobre a Shoah (holocausto). Ao reencontrar-se com os avós pede a eles que lhes conte sobre o que viveram naquele período. Os avós alegam que estão velhos e com problemas de memória. Oferecem, então, ao neto um material gravado produzido por uma emissora americana. Ele faz suas gravações, mas quando volta ao Brasil percebe que o material veio sem imagens e sons.
Quando Daniel passa a acompanhar os trabalhos da Comissão Nacional da Verdade no Brasil, ele retorna às questões da memória e dos efeitos traumáticos, desta vez vinculados à dor das famílias dos desaparecidos políticos da época da ditadura. Decide ir novamente a Israel. Desta vez, para retomar a busca dos testemunhos dos avós. Em busca da transmissão, consegue através do testemunho, leituras e pesquisas, informações sobre o passado dos avós. Uma herança que lhe causa inquietações e que a partir das quais vai trabalhar.
A coordenação do seminário O Escuro do Nosso Tempo é dos psicanalistas Enéas de Souza, Lucia Serrano Pereira e Robson de Freitas Pereira.
Deixe um comentário