Santiago resgata histórias e infância no interior em álbum de quadrinhos
“A Menina do Circo Tibúrcio” tem lançamento no dia 09 de novembro
O cartunista Santiago autografa no dia 09 de novembro A Menina do Circo Tibúrcio (Libretos, 60 páginas) na 63ª Feira do Livro de Porto Alegre.
Neste segundo álbum de quadrinhos (o primeiro foi “Causos do Santiago”, Ed. Zarabatana), Santiago enfilera gente e histórias. Ele se diverte com o que relembra, com o que conta e reconta.
Embora mestre na síntese – o cartum e a charge, que atraem prêmios como para-raios a faíscas – é nos quadrinhos que Santiago se deleita e nos delicia.
São causos contados e desenhados. O autor delineia figuras pivôs de situações pitorescas ou bisonhas, e provoca das gargalhadas ao sorriso.
Ao pinçar personas do seu passado – remoto e recente – consegue reavivá-las. Atestam que observador sagaz foi o menino Neltair, o quanto as cultuava e o tanto que ainda significam pra ele e pro RS. Nos álbuns, Santiago contribui para a cultura regional com causos gráficos humoradíssimos e humaníssimos. Resgata um patrimônio (dito imaterial, apesar da memória do autor materializar tão bem) graciosamente mapeado. Álbum em aquarela, com 34 histórias e uma faixa bônus. Além de prefácio de Fraga (jornalista e humorista) e Mêiqui nhófi.
Dia 09 de novembro (quinta)
17h – Sala Leste do Santander Cultural
Painel “Qual a diferença entre narrativa oral e traço?” Ao pinçar pessoas do passado, o artista e autor Santiago atesta o valor dessas figuras tanto para ele quanto para todo o RS. Com Santiago, Fraga e Goida.
18h30 – Sessão de autógrafos na Praça