Roberto Pelegrini Coral lança livro de memórias na terça (15)

Roberto Pelegrini Coral lança no dia 15 de maio, a partir das 18 horas, no Centro Histórico-Cultural da Santa Casa (Av Independência, 75), seu livro de estreia Coral canta a Grande Tristeza (AGE Editora, 112 páginas). O autor selecionou 41 relatos, entre contos e crônicas que evocam sua memória afetiva, tecendo, assim, toda a sua trajetória de vida.

O título do livro, segundo o editor Paulo Flávio Ledur, carrega múltiplos significados. “Pois assim são também os textos que o Dr. Coral nos oferece neste livro: vão das mais harmônicas relações humanas de sua família e do bucólico bairro da Tristeza (que de Tristeza nada tem) à desesperada fuga do hospital em que estava internado o pequeno Roberto; varia do menino convalescente de complicada doença ao consagrado curador de doenças e médico cirurgião; e oscila entre o jovem vibrante e festeiro ao disciplinado marido e pai”, comenta.

No texto de apresentação, o médico J.J. Camargo observa o estilo do autor, que tem a virtude de transportar o imaginário do leitor para o local da história que vai sendo contada com um apelo afetivo irresistível. “De um jeito simples e direto, a história vai fluindo em sequência cronológica que coloca o leitor numa trilha biográfica marcada por uma espontaneidade comovente.”

O autor

Roberto Pelegrini Coral nasceu em Meleiro, Santa Catarina. Aos seis anos de idade veio morar na Cidade Baixa, bairro boêmio da Porto Alegre de então, e após três anos foi para a Tristeza, na época um bairro bucólico e interiorano. Fez o Ginásio e Científico no Colégio Estadual Padre Reus.

Formou-se médico pela antiga Faculdade Católica de Medicina, hoje UFCSPA. Fez residência médica na Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, onde até hoje exerce a profissão de cirurgião, com intensa atividade acadêmica. Publicou diversos artigos científicos sobre Cirurgia do Esôfago em revistas nacionais e internacionais.

É Mestre e Doutor em Gastroenterologia pela UFRGS. Foi cirurgião do Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre, sendo seu diretor médico e geral por doze anos. Atualmente é diretor médico do Hospital Santa Clara, da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, e Professor de Cirurgia Digestiva na Faculdade de Medicina da ULBRA.

Serviço:
Lançamento de “Coral canta a Grande Tristeza” (AGE Editora, 112 páginas, R$35), de Roberto Pelegrini Coral
Dia: 15 de maio (terça-feira)
Horário: 18 horas
Local: Centro Histórico-Cultural da Santa Casa (Av Independência, 75)