• Guia21
  • Assine
  • Quem somos
  • Fale conosco
  • Sul21

Guia21

Cinema, teatro, literatura, música e exposições


MENUMENU
  • Acontece em POA
  • Cinema e TV
  • Música
  • Teatro e Dança
  • Livros
  • Exposições
  • Gratuitos
  • Cursos
  • Infantil

Resenha do poeta Carlos Ávila sobre o livro de Régis Bonvicino, “Beyond the wall”

novembro 13, 2017 By Milton Ribeiro Deixe um comentário

ALÉM DO MURO, por Carlos Ávila*

“Beyond the wall” (Los Angeles, Green Integer, 2017) reúne uma seleção de poemas de Régis Bonvicino, traduzidos para o inglês por Charles Bernstein, Odile Cisneros e Thérese Bachand. Trata-se de uma pequena edição bilíngue (em formato pocket book), mas com 220 páginas – enfim, um panorama da poesia de Bonvicino, 62 anos, um dos importantes poetas brasileiros da geração que sucedeu à de Paulo Leminski e Duda Machado (poetas, aliás, com os quais dialogou no inicio de sua trajetória).

Neste livro confirma-se que Bonvicino vem produzindo, já há algum tempo, uma espécie de poesia de enfrentamento; enfrentamento de nosso “estado crítico” (este, inclusive, é o título de seu último livro, lançado em 2013) – ou seja, a vida degradada e saturada nos espaços urbanos, onde se atritam diferenças e desigualdades; enfim, cenários poluídos (em todos os sentidos) e violentos.

A linguagem de Bonvicino é, muitas vezes, crua e cruel. Aos cenários degradados à sua volta o poeta responde com imagens/metáforas lancinantes, palavras-cacos geradas por um olhar crítico que não poupa nada, nem a si mesmo: “fedendo como aquela maçã podre/fedendo a música estúpida/desses tempos/e a mim mesmo”. Ou na recriação de Cisneros: “stinking like that rotten apple/stinking of stupid songs/sung nowadays/and of myself” (com destaque para o segundo verso, com aliterações em S).

O olhar crítico de Bonvicino vai além do muro (beyond the wall), desafiando as adversidades (vale dizer as advercidades – megalópoles caóticas) e se contrapondo; desafiando a mesmice e o alinhamento às “palavras de ordem”, com seu verbo violento e desorientador: “o aroma do muro/um mijo/legendas sem sentido/aqueles dias muitos”.

É uma poesia de impacto, que encara a deterioração e o desespero de frente – sem subterfúgios, nem ornamentos. Com a consciência de que “um poema não se vende como música, não se vende como quadro, como canção, ninguém dá um centavo, uma fava, um poema não vive além de suas palavras, sóis às avessas”. Ou na versão de Bernstein: “a poem can’t be sold like music can, can’t be sold like a painting, like a song can, nobody gives a dime, a damn, a poem don’t live beyond its words, its dark and backward suns” (atente-se para os achados sonoros: “a dime, a damn”; “dark and backward”).

É preciso assinalar que esta breve, mas potente, amostra da produção de Bonvicino rompe certa tendência isolacionista (ou mesmo provinciana) de nossa poesia. O poeta paulista, verdade seja dita, vem se empenhando há anos por uma maior internacionalização e divulgação de nossa produção poética (vide a importante antologia “Nothing the sun could not explain” que organizou com Nelson Ascher, editada nos EUA; o intenso trabalho dialógico com poéticas estrangeiras na revista “Sibila” e sua participação pessoal em leituras e eventos no exterior).

Bonvicino “é uma espécie de flâneur do século 21” – segundo Bernstein. “Um poeta lírico baudelairiano na era do capitalismo terminal”, em meio a edifícios, carros, lixo, mendigos, marquises e luminosos de neon, favelas, túneis – respirando gás carbônico, exposto a atritos e ruídos de todo tipo. Mas, nos interstícios da urbe-mundo, esse mesmo poeta também observa e registra, com sensibilidade, o ipê-amarelo e a borboleta; o pôr do sol e as nuvens no céu; a chuva e o vento varrendo as folhas: “algum futuro” (“some kind of future”).

“Beyond the waal” traz para o leitor o tensionamento dessas visões – crueza e natureza reunidas numa poética radical, provocante e sem concessões.

.oOo.

Carlos Ávila (BH, 1955) é poeta e jornalista; autor, entre outros, de “Bissexto sentido”, “Área de risco” e “Poesia pensada”.

Arquivado em: Livros

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Acontece em Poa

Festival Cuida Natura fomenta cuidado com meio ambiente e inclusão social pela arte e cultura

2ª temporada da websérie ‘Confessionário – Relatos de Casa’ estreia nesta segunda (22)

Secretaria de Cultura retoma atendimentos presenciais em parte dos espaços culturais de Porto Alegre

Publicidade

Teatro e dança

Em formato online, Mostra de Dança e Teatro de Origem Africana chega à 9ª edição

A Casa de Teatro de Porto Alegre apresenta “Ensaios Intermitentes”

Arte como Ciência apresenta entrevista com Jessé Oliveira sobre Teatro Negro no RS

Exposições

Cláudia Sperb marca 30 anos de arte com exposição na Fundação Ecarta  

Espaço 900 recebe ‘Pop-Mosaïque’, série de mosaicos de Guto Villaverde

Mostra ‘Obras aleatórias de uma pandemia: exposições imprevistas’ acontece no Espaço 900

Publicidade

Infantil

Fundação Iberê oferece Colônia de Férias em julho

Orquestra de Brinquedos faz curta temporada em Porto Alegre, em julho, no São Pedro

Projeto Discriminação

http://aprs.org.br/projeto-discriminacao/

Sobre o Guia21

Todas as semanas, o Sul21 traz indicações de filmes, peças de teatro, exposições e música para seus leitores.

Não se trata de uma programação completa, mas de recomendações dos melhores espetáculos que assistimos.

O critério é a qualidade. Se você tiver sugestões sobre o formato e conteúdo de nosso guia, por favor, comente. Boa semana!

Últimas publicações

  • Em formato online, Mostra de Dança e Teatro de Origem Africana chega à 9ª edição
  • Festival Cuida Natura fomenta cuidado com meio ambiente e inclusão social pela arte e cultura
  • Projeto resgata a história e a arte de mulheres negras gaúchas no cinema
  • Márcia Barbosa apresenta um livro repleto de poesia urgente

Buscar no Guia21

Copyright © 2025 · Magazine Pro Theme On Genesis Framework · WordPress · Login