“A reinventora de histórias” valoriza o diálogo e o poder transformador dos livros

A reinventora de histórias (Libretos, 16 páginas, R$25. Na feira: R$20), de autoria de Marcia Mocellin, apresenta a menina Heleninha, que adora ler histórias com sua avó. Elas passam horas na biblioteca e se divertem muito. Ouvindo sua avó contar histórias bem conhecidas, Heleninha tem uma ideia: reinventar a história!

A autora narra, em uma linguagem apropriada ao imaginário dos pequenos, um misto de aventura, mistério e fantasia. Editado pela Libretos, o livro tem ilustrações de Suzel Neubarth.

Segundo a coordenadora editorial, Clô Barcellos, a obra valoriza o diálogo. “A crença na civilização e na cultura é o desejo que o livro traz ao mundo. Uma menina consegue provar que livros hipnotizam, têm o poder de mudar o mundo e devem ser compartilhados”, observa.

As pinturas de Suzel Neubarth acalentam as palavras, com movimentos suaves e cores harmônicas, instigando o olhar pelas páginas. Detalhes das pinceladas trazem dinamismo e energia às cenas, mas permitem também inestimável descanso para a alma contemporânea, ao mesmo tempo que produzem esperança no leitor.

O livro tem lançamento no dia 10 de novembro (sábado) na 64ª Feira do Livro de Porto Alegre. Marcia Mocellin e Suzel Neubarth reinventam histórias com as crianças às 15h45 na Biblioteca Moacyr Scliar (térreo do Memorial RS) na Praça da Alfândega. Às 16h30 tem sessão de autógrafo na Praça Central com ambas autoras.

Marcia Mocellin: Escrever sempre fez parte de sua vida profissional, mas foi contando e recontando histórias para seu filho Hugo que descobriu a paixão por escrever histórias infantis. É bióloga e trabalha na área de bioética desde 1996, onde encontrou a união das duas ciências pelas quais sempre teve muito interesse: as biológicas e as humanas.

Suzel Ko Freitag Neubarth: É arquiteta e trabalha com gravuras, em especial a litografia. Fez algumas exposições e ilustra contos e crônicas em revistas, suplementos culturais, além de capas de livros. Vê na ilustração outra reinvenção da história escrita. Nessa, usou o desenho e a pintura. É casada e tem três filhas. Mora em Porto Alegre.