Rafael Guimaraens reúne episódios inusitados ocorridos na capital gaúcha

O jornalista e escritor Rafael Guimaraens lança 20 Relatos insólitos de Porto Alegre (Libretos, 216 páginas) no dia 11 de novembro na 63a Feira do Livro de Porto Alegre.

O livro é resultado de uma pesquisa histórica de mais de uma década. O autor selecionou vinte histórias que ocorreram na capital gaúcha entre o final do século 19 e início do 20.

As narrativas misturam drama, romance, tragédia, memória, jornalismo e teatro, envolvendo personagens reais e cenários, incluindo locais que hoje não existem mais.

Um dos episódios narra a dor inapelável da viúva de Júlio de Castilhos. Honorina, apaixonada pelo marido, não suportando sua ausência depois de 20 anos de vida em comum, acaba por suicidar-se, com um fogareiro, na antiga residência da família, onde hoje funciona o Museu Júlio de Castilhos.

O livro aborda também outras histórias, como o dramático caso de amor entre o compositor erudito José de Araújo Vianna e a cantora e pianista Olintha Braga; o surgimento da mística em torno da moça assassinada que virou santa popular (Maria Degolada); a espetacular fuga da Ilha do Presídio a bordo de duas panelas e a apresentação da peça Roda Viva, de Chico Buarque, que afrontou o decoro da sociedade porto-alegrense, e outros casos.

Dia 11 de novembro (sábado)

17h – Sala Leste do Santander Cultural

O autor Rafael Guimaraens  apresenta episódios singulares, misteriosos e surprendentes sobre a cidade de Porto Alegre que o público achava que conhecia.

18h30 – Sessão de autógrafos na Praça de Autógrafos