Projeto Leia Mulheres deste sábado é sobre o livro Quarto de Despejo

Autora de Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada, a escritora negra Carolina Maria de Jesus nascia há 100 anos / foto: Audálio Dantas
Autora de Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada, a escritora negra Carolina Maria de Jesus será a mulher lida nessa edição | foto: Audálio Dantas

Da PMPA

A edição do projeto Leia Mulheres de julho é sobre o livro Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada, de Carolina Maria de Jesus, e acontece neste sábado, 30, às 16h, na Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães. O debate é mediado por Clarissa Xavier. O evento é gratuito e não é preciso ter lido a obra para participar.

O projeto Leia Mulheres foi proposto pela escritora britânica Joanna Walsh em 2014 no intuito de fomentar a leitura de livros escritos por mulheres e se tornou popular em vários países. Em Porto Alegre, a atividade começou em 2015 e é mensal.

Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada – O livro é autobiografia da autora e foi publicado em 1960, e tem forma de diário que escrito entre 1955 e 1960, contando a vida de Carolina na então favela do Canindé. O livro foi traduzido para treze línguas, e se tornou referência para estudos sociais e culturais.

Carolina Maria de Jesus – Nasceu em Minas Gerais em 1914, mudando-se para São Paulo em 1947. Aprendeu a ler e escrever com jornais e revistas que encontrava pelas ruas. Ela foi descoberta pelo jornalista Audálio Dantas, que, ao fazer reportagem sobre a favela, conheceu Carolina.

Mais informações

Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães
Av. Erico Verissimo 307 – Bairro Menino Deus
(51) 3289-8071 | 3289-8072
cll@smc.prefpoa.com.br
coordenacaodolivro.blogspot.com