• Guia21
  • Assine
  • Quem somos
  • Fale conosco
  • Sul21

Guia21

Cinema, teatro, literatura, música e exposições


MENUMENU
  • Acontece em POA
  • Cinema e TV
  • Música
  • Teatro e Dança
  • Livros
  • Exposições
  • Gratuitos
  • Cursos
  • Infantil

Projeto do Instituto Mojo libera traduções de obras em Domínio Público gratuitamente em formato digital

agosto 31, 2018 By Redação Deixe um comentário

No dia 7 de abril de 2018 a Mojo fundou o Instituto Mojo de Comunicação Intercultural, uma iniciativa sem fins lucrativos. A empresa já é conhecida por cases de Cultura Participativa e Democracia Digital entre seus projetos e trabalhos corporativos, como a Mojo Books (“Se música fosse literatura, que história contaria?”), BoicotaSP (central de denúncias de abusos ao consumidor), Empreendedores Criativos (Santander), Sesc-SP e LinkedIn (localização da multinacional em território brasileiro).

A formação do Instituto, por meio de seu primeiro projeto, é um esforço para derrubar a barreira linguística e liberar definitivamente as obras em Domínio Público para os falantes da língua portuguesa. No site qualquer pessoa pode acessar, baixar e copiar Livros Digitais Extraordinários — que muitos chamam de “clássicos” — absolutamente de graça.

As obras da literatura mundial em Domínio Público, embora sejam de livre acesso, precisam ser adaptadas para o nosso idioma. Peter Pan fala inglês, Pinocchio fala italiano, 20 mil léguas submarinas está em francês. Assim, como um brasileiro pode ler essas obras? Há traduções e edições digitais, piratas e amadoras, em diversos sites. Por ser um trabalho intelectual, qualquer tradução passa, com toda justiça, a ser propriedade dos tradutores ou editores. Assim, livros já há muito tempo sem copyright continuam distantes do público. Só resta a alternativa de adquirir essas obras nas lojas online e livrarias, pelo preço de capa. A democratização do Domínio Público é o livre acesso daquela criança ávida mas sem recursos.

Atualmente, a leitura em dispositivos digitais é acessível a todas as camadas sociais. As edições podem ser visualizadas em praticamente todos os smartphones, tablets, ereaders e computadores, em formato epub, html e Adobe PDF.

Mil extraordinários: 200 milhões de leitores

A fila das edições de lançamento começa com a coleção Mundos Extraordinários, com O livro da selva, de Rudyard Kipling, que apresenta as primeiras histórias de Mowgli, o menino lobo, e outras fábulas que fizeram desta obra uma das mais importantes do Século 20. Em seguida, estão Peter Pan & Wendy, de J. M. Barrie; O mágico e a maravilhosa Terra de Oz, de L. Frank Baum (o primeiro e o segundo livro da série); e As Aventuras de Alice: no País das Maravilhas e através do espelho, de Lewis Carroll (também composta de dois livros).

A curadoria do Instituto optou em iniciar as publicações por obras populares e repetidamente adaptadas para diversas mídias, todas com viés infanto-juvenil, como fator de engajamento do projeto e para atender imediatamente ao público de pais e filhos, escolas públicas e particulares e outras instituições. Agora, todos podem ler e se divertir com essas obras em português. Ao longo dos meses seguintes, contando com a adesão de associados, as obras passarão a se diversificar gradativamente, tendo como objetivo final a criação de um acervo livre dos chamados Grandes Livros da Humanidade — que abrangem desde os clássicos gregos até os modernistas do Século 20.

O lançamento oficial ocorrerá no dia 20 de setembro, quando O livro da selva impresso será enviado aos doadores.

O que mais vem por aí

Os Livros Extraordinários geralmente demandam algumas informações de contextualização, como por exemplo quando uma obra ou autor se referem a algo que atualmente nos soa estranho. Para Aristóteles, a escravidão era algo normal e inquestionável. Para Kipling, a colonização britânica não era exploratória, mas benéfica para os oprimidos. Assim, no site D[ao]P passaremos a publicar obras que chamamos de “orbitais” — ensaios acadêmicos, artigos, documentos e críticas — para levantar discussões sobre os pontos polêmicos que essas obras despertam no Século 21.

Os quatro primeiros livros — de setembro a dezembro —, podem ser reservados com desconto a partir do lançamento. A previsão do Instituto é lançar em dezembro de 2018 a adesão por taxa de associação, com pagamento recorrente, firmando o modelo de Clube do Livro, com envio mensal dos livros exclusivos para os associados. Por enquanto, os livros podem ser adquiridos exclusivamente pelo site do projeto.

O Instituto Mojo sobrevive de doações e taxas de associação. Pessoas físicas e jurídicas podem doar qualquer quantia. Há, porém, um regalo reservado aos que doarem quantias a partir de R$ 79,90. A cada mil doações, o Instituto se propõe a publicar mais uma obra em Domínio Público no mesmo formato.

 

Arquivado em: Livros

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Acontece em Poa

Festival Cuida Natura fomenta cuidado com meio ambiente e inclusão social pela arte e cultura

2ª temporada da websérie ‘Confessionário – Relatos de Casa’ estreia nesta segunda (22)

Secretaria de Cultura retoma atendimentos presenciais em parte dos espaços culturais de Porto Alegre

Publicidade

Teatro e dança

Em formato online, Mostra de Dança e Teatro de Origem Africana chega à 9ª edição

A Casa de Teatro de Porto Alegre apresenta “Ensaios Intermitentes”

Arte como Ciência apresenta entrevista com Jessé Oliveira sobre Teatro Negro no RS

Exposições

Cláudia Sperb marca 30 anos de arte com exposição na Fundação Ecarta  

Espaço 900 recebe ‘Pop-Mosaïque’, série de mosaicos de Guto Villaverde

Mostra ‘Obras aleatórias de uma pandemia: exposições imprevistas’ acontece no Espaço 900

Publicidade

Infantil

Fundação Iberê oferece Colônia de Férias em julho

Orquestra de Brinquedos faz curta temporada em Porto Alegre, em julho, no São Pedro

Projeto Discriminação

http://aprs.org.br/projeto-discriminacao/

Sobre o Guia21

Todas as semanas, o Sul21 traz indicações de filmes, peças de teatro, exposições e música para seus leitores.

Não se trata de uma programação completa, mas de recomendações dos melhores espetáculos que assistimos.

O critério é a qualidade. Se você tiver sugestões sobre o formato e conteúdo de nosso guia, por favor, comente. Boa semana!

Últimas publicações

  • Em formato online, Mostra de Dança e Teatro de Origem Africana chega à 9ª edição
  • Festival Cuida Natura fomenta cuidado com meio ambiente e inclusão social pela arte e cultura
  • Projeto resgata a história e a arte de mulheres negras gaúchas no cinema
  • Márcia Barbosa apresenta um livro repleto de poesia urgente

Buscar no Guia21

Copyright © 2025 · Magazine Pro Theme On Genesis Framework · WordPress · Login