‘O deserto do amor’ de François Mauriac ganha nova edição pela José Olympio
Laureado com o prêmio Nobel de Literatura em 1952, François Mauriac foi consagrado na literatura anos antes com a publicação de “O deserto do amor”, que, em 1926, um ano após sua publicação, recebeu o Grande Prêmio do Romance Francês.
O livro, que foi traduzido para o português pela escritora Rachel de Queiroz e que sai pela primeira vez pela editora José Olympio, conta a história de um triângulo amoroso em que pai e filho são apaixonados pela mesma mulher. O jovem encontra Maria Cross casualmente num bonde. Ela flerta com ele sem saber que se trata do filho de Dr. Courrèges, seu estimado médico, que vive desencantado com o casamento e acaba se interessando por ela.
A trama se apresenta numa sequência de passeios entre o presente e o passado e numa alternância de cenários entre Paris e Bordeaux. Neste, que é considerado um dos mais importantes romances de Mauriac, percebe-se a sensibilidade do autor às amarguras da vida e ao pessimismo, que fizeram com o escritor francês André Billy o comparasse a Flaubert.