Nova turma do curso “Máquina Desmontada – Romance” começando na segunda-feira. Ainda há vagas! Valores e outras informações inbox do Facebook de Carol Bensimon ou pelo e-mail amaquinadesmontada@gmail.c
Um romance é feito de personagens que se deslocam no tempo e no espaço, vivenciando uma série de ações e experiências contadas pela voz de um narrador, certo? Antes disso, porém, ele é feito de palavras. São elas que põem a máquina romanesca para funcionar. As palavras, da maneira que são escolhidas e dispostas, organizam o universo ficcional: guiam nosso olhar pelo mundo narrado, lubrificam as engrenagens narrativas, operam transições temporais e espaciais, geram expectativa e surpresa.
O propósito desse curso é colocar o funcionamento dessa máquina em evidência. A partir da análise de trechos e da realização de pequenos exercícios, vamos desmontá-la e remontá-la, chamando atenção para os pequenos detalhes que, em conjunto, produzem os efeitos de um romance.
Jaime Rodrigues diz
Alcançar coordenação, espero que esta seja uma palavra adequada, para dizer que quero avançar na redação. Ser claro ou pelo menos profundo e evitar ser superficial ao levantar questões. Como muito e mesmo sempre é possível falar sobre o que queremos, como é impossível vou.parar por aqui.
Trabalhar com um livro deve ser uma experiência que faz avançar.