Nova edição do livro O Genocídio do Negro Brasileiro, de Abdias Nascimento, terá lançamento dia 24 na Casa de Cultura Mario Quintana
A Casa de Cultura Mario Quintana e o Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros (IPEAFRO) realizam na próxima terça-feira (24), às 19h, o lançamento em Porto Alegre da nova edição do livro O Genocídio do Negro Brasileiro, de Abdias Nascimento (Editora Perspectiva).
Publicada originalmente na Nigéria, em 1977, e no Brasil, em 1978, a obra tem prefácios de Wole Soyinka e Florestan Fernandes. Quarenta anos depois, o tema permanece atual diante da violência que hoje atinge a população negra. A nova edição traz posfácio intitulado O Genocídio no Terceiro Milênio, de Elisa Larkin Nascimento, que fará palestra como parte do evento.
Abdias Nascimento (1914-2011) foi poeta, escritor, teatrólogo, artista plástico e professor universitário, mas, em primeiro lugar, ativista dos direitos humanos do povo negro. Primeiro parlamentar negro a levar para o Congresso Nacional propostas de políticas públicas de combate ao racismo, sua vida e obra iluminam os meandros do racismo e a riqueza da cultura negra no Brasil e no mundo.
Viúva de Abdias, Elisa dirige o Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros (IPEAFRO), instituição que o ajudou a fundar em 1981 e que hoje guarda seu acervo documental e museológico. À frente do IPEAFRO, Elisa também dá continuidade a seu empenho pelo ensino da história e cultura de matriz africana.
Companheira de Abdias nos últimos 36 anos de sua vida, Elisa escreveu a biografia ilustrada Abdias Nascimento, publicada pelo Senado Federal, que também será autografada durante o evento. A convivência e a participação direta nas ações e criações de Abdias abalizam uma narrativa entrelaçada ao contexto histórico. A autora documenta o trabalho com base nos registros escritos, artísticos e audiovisuais do acervo, que integra o registro Memória do Mundo da UNESCO (MOW), patrimônio documental da humanidade e foi designado como de interesse nacional pelo Conselho Nacional de Arquivos.
Diz o professor Anani Dzidzienyo, da Universidade Brown (EUA) sobre a biografia: “Neste livro cuidadosamente pensado, em narrativa cativante Elisa Larkin Nascimento oferece muito mais do que a história de uma vida singular: ela convida o leitor a explorar as questões locais, nacionais e transnacionais que Abdias Nascimento confrontou no século XX e no início do século XXI. Sobretudo, esta obra testemunha a luta incansável de um homem pela justiça racial e pelos direitos humanos em seu país e no mundo.”
Outros livros da autora estarão disponíveis para autógrafos: O sortilégio da cor: Identidade, raça e gênero no Brasil (2003) e os quatro volumes da coleção Sankofa, todos da Selo Negro (Grupo Editorial Summus).