Nesta sexta (10), cultura argentina, escrita e política na Feira do Livro
Nesta sexta-feira, 10 de novembro, a Área Internacional da Feira do Livro celebra duas datas importantes para o povo argentino: o primeiro Dia Oficial do Tango em Porto Alegre e o Dia da Tradição na Argentina. Também são destaques na grade de programação a produção da escrita, reflexões sobre governar na crise e reflexões sobre personalidades autoritárias da História mundial.
ÁREA INTERNACIONAL
Livraria Calle Corrientes
O estande da Argentina comemora duas datas importantes nesta sexta-feira, 10 de novembro: Dia Oficial do Tango em Porto Alegre (pela primeira vez, a capital gaúcha festeja o Dia Oficial do Tango em Porto Alegre, instituído por lei municipal no final do ano passado). Das 13h às 14h, o escritor argentino Washington Gularte, autor do livro “O Tango em Porto Alegre (1914-2014)”, recebe a imprensa no estande da Calle Corrientes, na Área Internacional da Feira do Livro (primeiro andar do Memorial do RS). Falante de português, o autor é residente da capital gaúcha. Além dessa obra, várias edições sobre letras, orquestras e principais nomes do tango estão expostas no espaço. Em anexo, a foto da capa. Crédito de Luis Ventura.
O Dia Tradição na Argentina é celebrado em 10 de novembro, data do aniversário do escritor argentino José Hernández, autor de Martín Fierro. Há 145 anos foi lançada a primeira edição do livro obra, originalmente intitulada El Gaúcho Martín Fierro. Vários títulos originais e bilingues estão entre os mais procurados no estande da Livraria Calle Corrientes, na Área Internacional (primeiro andar do Memorial do RS)
Cirkula
Às 17h30min, Luis Felipe Spinelli, João Pedro Scalzilli e Rodrigo Telechea autografam na Praça de Autógrafos “Recuperação de Empresas e Falências” – Teoria e Prática na Lei 11.101/2005. O estande da Cirkula, na Área Internacional da Feira do Livro (primeiro andar do Memorial do RS), expõe a obra com exclusividade.
ESCRITAS
Às 9h, #Memesliterários, oficina com Ana Mello. Produzir minicontos e poetrix e viralizar nas redes sociais. No Espaço do Conhecimento Petrobras (Praça da Alfândega, em frente ao Banrisul). A atividade vai focar na redação de contos curtos e poesias e como compartilhá-los na internet através das redes sociais de maneira criativa.
Às 16h30min, “A escrita criativa nas universidades brasileiras” na Sala O Retrato – Centro Cultural CEEE Érico Veríssimo (Rua dos Andradas, 1223). Onde estudar a escrita criativa nas universidades; por que os cursos de Letras resistem a inserir a Escrita Criativa em seus currículos. Com as participações de André Rocha, Márcia Ivana de Lima e Silva, Ítalo Ogliari e mediação de Marcelo Spalding.
MÁGICO E IMAGINÁRIO
Às 16h, venha conhecer as histórias e o mundo mágico de Hans Christian Andersen no estande dos Países Nórdicos na Área Internacional.
Às 17h, “Arquitetura do Imaginário” na Tenda de Pasárgada (Praça da Alfândega, diante do Memorial do RS) O Conselho de Arquitetura e Urbanismo – CAU/RS promove uma série de encontros com escritores gaúchos que buscará revelar suas inspirações em arquitetura para criação de cenários na ficção. Com Monique Revillion e mediação de Liana Timm.
POLÍTICA
17h – Governar na crise: só há um caminho? Sala Leste do Santander Cultural (Rua 7 de Setembro, 1028). Nas últimas décadas, duas concepções de governo estão em disputa no RS. Não se trata de um mero debate sobre gestão, mas sim de concepção de Estado. Mesa com Marco Weissermer, Moisés Mendes e Juremir Machado da Silva.
18h – Indivíduo x sociedade na Sala Oeste do Santander Cultural. O surgimento de personalidades tais como Hitler e Trump depende da existência de indivíduos excepcionais, gênios maléficos capazes de arregimentar pessoas incautas, ou depende das condições previamente encontradas na sociedade? Com Antônio Cattani, Céli Pinto e Henrique Nardi.
ACESSIBILIDADE
Das 19h – 20h30min: Empregabilidade da pessoa com deficiência intelectual com aplicativos e tecnologias assistivas adaptáveis. A atividade ocorre no Espaço do Conhecimento Petrobras – Praça da Alfândega, em frente ao Banrisul. Com Márcia Gonçalves (Desenvolver Consultoria em Inclusão de Pessoas com Deficiência) e Miriam Schacker Machado (Associação dos Familiares e Amigos do Down – AFAD de Porto Alegre) Promoção do Comitê de Voluntários pela Acessibilidade da Feira.