Nesta quinta (16), a literatura do RS, a diáspora italiana e as desigualdades do Brasil em debate
Nesta quinta-feira, 16 de novembro, a Feira joga luzes sobre a história dos imigrantes italianos que buscaram melhor qualidade de vida na América do Sul e as desigualdades brasileiras que empurram milhões de brasileiros para linha abaixo da linha pobreza. Confira outros destaques:
ACADEMIA RIO-GRANDENSE DE LETRAS
14h30min
Seminário da Academia Rio-Grandense de Letras: a literatura infanto-juvenil gaúcha
Sala O Retrato – Centro Cultural CEEE Érico Veríssimo (CCCEV) – Rua dos Andradas, 1223
Os paradigmas e os desafios de escrever para crianças e jovens ontem e hoje. Com Marô Barbieri e Jane Tutikian (patrona da Feira de 2011) e mediação do patronável Caio Riter.
15h30min
Seminário da Academia Rio-Grandense de Letras: 170 anos do livro “A divina pastora” e o panorama do romance gaúcho
Sala O Retrato – Centro Cultural CEEE Érico Veríssimo (CCCEV) – Rua dos Andradas, 1223
Visando a aprofundar entendimento sobre a produção literária de nosso estado, os participantes resgatam o livro pioneiro do gênero romanesco no RS e debatem a evolução do nosso romance. Com Waldomiro Manfroi e Rafael Bán Jacobsen.
DESIGUALDADES
15h
Em alto mar
Sala Oeste do Santander Cultural – Rua 7 de Setembro, 1028
Sucesso da literatura europeia lançado em 1889, “Em Alto-Mar” (Sull’Oceano, no original italiano), de Edmondo De Amicis, narra a travessia de 1.600 emigrantes da então recém-unificada Itália em busca de melhores condições de vida na América do Sul. Debate sobre o livro com a tradutora e curadora Adriana Marcolini, mediado por Antonio Ruggiero.
17h
A distância que nos une
Sala Leste do Santander Cultural – Rua 7 de Setembro, 1028
Mais de 16 milhões de brasileiros ainda vivem abaixo da linha da pobreza, apesar de todos os esforços feitos nos últimos anos para enfrentar o problema. Saímos recentemente do Mapa da Fome e retiramos milhões da miséria, mas os ricos continuaram concentrando riqueza. Está mais do que na hora de enfrentarmos a questão com seriedade, urgência e determinação. É o que propõe o novo relatório “A distância que nos une – um retrato das desigualdades brasileiras”, da Oxfam Brasil. O documento apresenta dados sobre a desigualdade socioeconômica brasileira e os caminhos possíveis para se ter um país mais justo e livre de tantos desequilíbrios sociais. Com Katia Maia.
OUTROS DESTAQUES
16h30min
Quatro Contos de Boxe
Auditório Barbosa Lessa – Centro Cultural CEEE Érico Veríssimo (CCCEV) – Rua dos Andradas, 1223
O fascínio da literatura pelo mundo das lutas. Com Flávio Ilha e Gabriela Silva.
18h
ARI entrevista Luis Fernando Verissimo
Auditório Barbosa Lessa – Centro Cultural CEEE Érico Veríssimo (CCCEV) – Rua dos Andradas, 1223
Talk show com Luis Fernando Verissimo (patrono de 1991), com presenças de Luís Augusto Fischer (patrono de 2013), Antônio Goulart e mediação de Rosane de Oliveira.
18h30min
A poética de Antonin Artaud, um visionário entre guerras (Jeudi de l´histoire)
Sala Leste do Santander Cultural – Rua 7 de Setembro, 1028
O escritor francês Antonin Artaud, sua escrita poética, sua proposta de teatro e sua trajetória desde o surrealismo. Com Paulina Nóbilos.